Buscando atender a constante preocupação, tanto da administração municipal quanto da sociedade em geral, como meio de incentivar a população a preservar os recursos naturais, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente – Sepluma, por intermédio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), promoveu na semana passada blitz em alusão ao Dia Internacional da Água, comemorado no domingo, 22 de março. Durante a ação foram distribuídos milhares de panfletos e folders com informações educativas aos pedestres, motoristas e ciclistas que transitaram pelo itinerário da blitz, no sentido de promover e fomentar a informação ao cidadão pela qualidade dos recursos hídricos no município.
O objetivo da iniciativa é conscientizar a população acerca do uso racional da água no meio ambiente, mostrando suas múltiplas utilidades e seu ciclo natural. A ação com o tema “Água, Fonte de Vida/Água e Desenvolvimento Sustentável” abordou ainda os efluentes industriais e a problemática que há no município em relação à poluição do rio Tocantins e dos riachos que cortam a cidade.
Para o secretário da Sepluma, Richard Seba Caldas, a ação contribuiu para conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância de não jogar lixo nos riachos, manter a cidade limpa e contribuir para o desenvolvimento sustentável do município, visando assim melhor resultados para o sucesso da ação. O secretário falou da importância e dos benefícios do uso racional da água. “É de grande importância nos conscientizar e saber que a água é um bem limitado e precioso para todos nós, uma vez que o ser humano passou a utilizá-la com um enorme desperdício”, frisou.
A ação foi desenvolvida em pontos estratégicos da cidade, como: região central, Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, entorno dos Shoppings Timbiras e Tocantins, entre outros. Durante o percurso foram desenvolvidas atividades de educação ambiental nas escolas municipais Frei Manoel Procópio, Giovani Zanni, com informações relacionadas à conservação da água, além da importância da preservação do meio ambiente e do plantio de árvores para a manutenção das nascentes no município.
O trabalho é coordenado pela professora Gilene Oliveira de Araújo, auxiliado pelos servidores Eduardo Massoli, Ângela Lima Sousa, a bióloga Janaires Cazais Correa, estagiários da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e das Escolas Técnicas Imperador Alvorada e Nova Dinâmica. O projeto visa massificar e conscientizar a população, no sentindo de diminuir o impacto ambiental e conscientizar o cidadão sobre o uso racional e sustentável da água.
Para estimular e promover discussões sobre a importância de conservar esse recurso natural, as atividades promovidas pela Sepluma seguem até o fim deste mês, com palestras educativas á sociedade e com o plantio de árvores em vários pontos da cidade. [Francisco Lima – ASCOM]
Publicado em Cidade na Edição Nº 15264
SEPLUMA realiza blitz ecológica em alusão ao Dia Mundial da Água
Objetivo é orientar sobre uso racional da água, bem como a preservação do rio Tocantins e riachos que cortam Imperatriz
Comentários