A Prefeitura está atenta à situação do uso dos containers em Imperatriz. A frase é do secretário municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma), Enéas Rocha. De acordo com ele, os containers são uma das melhores alternativas para o estoque do lixo produzido nas construções. No entanto, seu uso não pode dificultar ou impossibilitar a circulação de veículos ou pedestres.
Os containers são usados, principalmente, para estocar o entulho produzido pela construção civil. Em Imperatriz, o setor passa por um bom momento, devido à expansão econômica do município. À medida que crescem os investimentos na área, também cresce a produção de entulho.
Segundo o secretário, o uso de containers é recomendação do município, pois facilita a retirada do lixo. No entanto, o secretário diz que algumas empresas estão abusando do número de unidades. “A recomendação é que toda obra tenha o condicionamento adequado de seus resíduos. Tem que colocar um container para a retirada destes resíduos. Nós já estamos notificando as empresas que estão instalando containers além das suas necessidades”, disse.
Enéas Rocha explicou que a orientação da Prefeitura é que, assim que o container estiver cheio, seja retirado do local para ser esvaziado e substituído por outro. O uso de várias unidades não é indicado, pois ocupa o espaço destinado a circulação. Nos casos de abuso, o secretário garantiu que todas as empresas estão sendo notificadas.
Para finalizar, o secretário explicou que as empresas notificadas terão tempo suficiente para corrigir as irregularidades. No entanto, caso nenhuma providência seja tomada, a Sepluma deve providenciar a retirada dos containers e adotar medidas contra tais construções. (Comunicação)