Foram plantadas 135 mudas das espécies, entre árvores frutíferas e ornamentais, na área central da avenida

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente - SEPLUMA, por intermédio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), realizou, na tarde de quinta-feira (27), o plantio de mudas na Avenida Urbano Rocha, no Loteamento Recanto Universitário e adjacências. O trabalho faz parte do programa "Plano Municipal de Arborização de Imperatriz", lançado pela SEPLUMA, que tem a proposta de revitalizar as praças, bairros, escolas e a área do Centro de Convenções de Imperatriz.

O projeto "Arborização de Imperatriz" foi idealizado pela equipe do NEA, Gilene Oliveira de Araújo (coordenadora), Ângela Lima Sousa e Josenilda Alves Araújo (auxiliares). A ação ambiental contou com a participação de moradores contemplados, do secretário da Sepluma, Richard Seba Caldas; do diretor Executivo José Sales; da presidente do Instituto Abrindo Caminho, Rebeca Labre, estudantes e funcionários da Escola Municipal Pedro Abreu, além da participação da comunidade em geral.
Segundo a coordenadora Gilene Oliveira, foram plantadas 135 mudas das espécies Nim, Caju, Oiti, Ipê, Mangueira, Tamarindo, entre outras árvores frutíferas e ornamentais, na área central da avenida. A coordenadora ressaltou a importância do plantio no Recanto Universitário, bem como em outras localidades carentes de arborização. "O objetivo é minimizar a escassez de arborização e maximizar o verde na cidade", explicou.
Gilene falou ainda sobre a importância de conscientizar e incentivar a população da necessidade de ampliar a área verde no município para que haja a melhoria nos níveis de qualidade de vida do imperatrizense, além de estimular o plantio de espécies adequadas nas vias públicas e espaços públicos.

Os benefícios da arborização urbana
Em princípio, o objetivo é orientar a população quanto aos benefícios da arborização urbana e estímulo do plantio das mudas frutíferas e paisagísticas, além de propagar uma consciência do cuidado e zelo ao meio ambiente. A Sepluma estimula projetos de reflorestamento e arborização, oferecendo mudas de plantas à população sem nenhum custo. No Salão do Livro de Imperatriz (Salimp) deste ano, foram doadas cerca de 250 mudas aos visitantes da feira em um estande montado pela Secretaria de Meio Ambiente.
Para o secretário da Sepluma, Richard Caldas, é de suma importância o projeto de arborização, principalmente nas áreas mais carentes de infraestrutura urbana. "Estamos arborizando a avenida do Recanto Universitário por ser uma área de grande tráfego e não arborizada, transformando-a em um lugar aprazível, onde os moradores possam desfrutar de uma área de mais conforto e lazer", destaca.
O secretário lembrou que a participação da população é de grande importância para a conservação das árvores plantadas, além destes desfrutarem dos benefícios, tais como sombra, ar puro, frutos, dentre outros. Além disso, ele informa que a ação percorrerá vários outros bairros da cidade.
Iniciado há menos de um ano, com o Plano Municipal de Arborização, várias áreas da cidade já foram contempladas com mudas, entre elas Rua Monte Castelo (Centro), Condomínio Ecopark, Conjunto Vila Vitória, além das escolas municipais Darci Ribeiro, Frei Manoel Procópio e Santa Teresa.
Dado o longo período de estiagem até o presente, o plantio de mudas em áreas verdes encontra-se suspenso, mas o projeto que trata do plantio de árvores nos canteiros centrais da cidade continua. Com o projeto de arborização, encontra-se em andamento no cronograma da Sepluma a revitalização ambiental da área central da cidade no entorno do Centro de Convenções, prevista para o mês de dezembro. Para minimizar a ação do vandalismo, algumas mudas plantadas receberão grades de proteção. [Francisco Lima - Ascom]