Por meio das Secretarias de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma) e Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap), a Prefeitura deu início, na manhã de ontem (21), às atividades em comemoração ao Dia da Árvore. Os protagonistas do evento foram os alunos do Sesi, escola com a qual as Secretarias desenvolvem o Prêmio Construindo a Nação, programa de nível nacional voltado para o meio ambiente.
No evento, os protagonistas foram os alunos do Sesi, que recitaram poesias, cantaram e encenaram uma peça teatral: tudo para lembrar a importância da preservação do meio ambiente e, em especial, do plantio de árvores. Estes estudantes fazem parte do Prêmio Construindo a Nação, que será encerrado no fim de outubro.
Coordenadora do projeto e supervisora pedagógica do Sesi, Zoraima Soares falou da importância do plantio de árvores e da manutenção das florestas. “Se nós não cuidarmos da natureza e não plantarmos árvores, a nova geração vai morar em um deserto”, disse.
Para o desenvolvimento do projeto, a Prefeitura de Imperatriz fornece mudas de plantas e, também, proteção para evitar que sofram depredação. Zoraima aproveitou para agradecer a parceria com a Prefeitura que, segundo ela, deve ser renovada. “Essa parceria deve continuar e eu quero agradecer à Prefeitura, que tem abraçado o projeto Construindo a Nação”, explicou a coordenadora.
Responsabilidade de todos
A secretária adjunta da Sepluma, Rubeny Brígida, também falou do caráter emergencial do plantio de árvores, mas destacou a resistência da natureza à agressão humana. “Ontem (21) era o dia em que se comemorou o Dia da Árvore, faltando dois dias para o início da primavera, período em que as flores começam a aparecer. É importante que, mesmo com o nosso descaso, a natureza se organiza para consagrar a nossa vida. Quando você vê uma árvore florida, é como se ela estivesse dizendo: ‘que bom que eu ainda estou aqui, resistindo às agressões e ao descaso, mesmo assim eu os amo’. É bom lembrar que nós não vivemos sem elas [árvores], mas elas vivem sem nós”, garantiu.
O secretário de Agricultura, José Fernandes Dantas, destacou a responsabilidade de cada um na manutenção da arborização. “Nós ajudamos com a arborização e apoiamos a Sepluma porque todos nós temos a nossa responsabilidade [com o meio ambiente]. Temos a satisfação e acho que todos têm a obrigação de ensinar isso às crianças, que são as verdadeiras donas deste planeta”, finalizou o secretário.
A partir de hoje (22), membros da Sepluma começam o trabalho de plantio de árvores nas escolas, juntamente com os estudantes. Segundo Rubeny Brígida, o trabalho não tem data para terminar, já que a preservação do meio ambiente deve ser uma preocupação contínua.(Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14209
Comentários