O sistema Faema/Senar, focado no fortalecimento do empreendedorismo rural, realizou, nesse sábado (11), aula inaugural da Rede E-Tec Senar curso técnico no agronegócio, nos polos de Imperatriz, Balsas e Pastos Bons. Com esses, somam-se cinco polos que o Senar mantém em atividade desde 2015 quando foram iniciadas turmas em Chapadinha, Colinas e Balsas.
Em Imperatriz, o curso da Rede E-Tec vai funcionar em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e com a Prefeitura por intermédio das Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico. O ato foi marcado com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica (TCT), pelo presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), Raimundo Coelho, do presidente do Sinrural, Renato Pereira e pelos secretários municipais, Josenildo Ferreira (Educação) e Eduardo Soares (Desenvolvimento Econômico).
A solenidade ocorreu na sede do Sindicato onde ocorrerão as aulas - no Parque de Exposição Lourenço Vieira da Silva, e reuniu produtores rurais locais e de cidades vizinhas. Na ocasião, os alunos receberam as primeiras orientações da professora Cleidemar Algarves, responsável pela disciplina, Ambientação em EAD (Educação a Distância).
Expansão
A escolha pelos novos polos se deu graças ao fortalecimento da produção de grãos no sul do Estado (Imperatriz, Pastos Bons e Balsas), tendo em vista a expansão do mercado e a consequente necessidade cada vez maior de profissionais qualificados na região. De quase mil candidatos inscritos, oitenta foram selecionados. Grande parte deles, graduados em áreas distintas, mas de olho numa fatia do mercado que só cresce no estado: o agronegócio.
Carlos André, atualmente sem trabalho formal, viu no programa a oportunidade de adquirir qualificação profissional para em breve garantir um espaço no concorrido mundo do negócio rural.
"Sempre gostei dessa área e conhecendo o trabalho do Senar, quero aproveitar para investir em uma nova profissão", destacou.
Renato Pereira, presidente do Sinrural, disse receber o curso da Rede E-Tec com alegria e com o sentimento de um objetivo alcançado. "Quando assumimos a direção do sindicato fizemos contato com a Faema no sentido de intensificar a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes. Agora, com a chegada da Rede E-Tec, fortalecemos o nosso trabalho com um curso de qualidade para atender ao produtor rural", frisou ele, destacando os inúmeros cursos ofertados pela instituição em parceria com o Senar.
Eduardo Soares, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, afirma ser ação inovadora. "O curso técnico em agronegócio concilia a técnica rural à gestão de negócios e controle de custos. É isso que faz o diferencial e que vai colaborar para que o setor do agronegócio se fortaleça na economia da nossa região, porque quando se fala em desenvolvimento, precisa-se de mão de obra qualificada", afirmou.
No entendimento do presidente da Faema, Raimundo Coelho, o curso técnico não servirá apenas o município de Imperatriz, mas atenderá à região tocantina como um todo. "Teremos em pouco tempo profissionais bem gabaritados na gestão das propriedades. Muitos deles são filhos de produtores rurais e certamente darão continuidade com maior conhecimento e tecnologia, às suas áreas agrícolas, depois de finalizarem o curso", assegurou Coelho.
Comentários