Alunos certificados no curso profissionalizante de operador de máquinas florestais

Certificado no curso de Fundamentos do Processo de Aciaria e Laminação, Adriano Soares, 29 anos, compõe uma das turmas de novos profissionais preparados pelo SENAI Maranhão para o mercado de trabalho. Na última quarta-feira, 20, a entidade do Sistema FIEMA realizou a formatura de 60 alunos que concluíram os cursos de iniciação profissional de Fundamentos de Manutenção de Laminação e Fundamentos do Processo de Aciaria e Laminação, desenvolvido em parceria com a indústria Aço Verde do Brasil (AVB), e Operador de Máquinas Florestais, com a Suzano Papel e Celulose.

“Foi por meio do curso profissionalizante que pude me inserir novamente no mercado de trabalho. Já havia tentado muito, e antes mesmo de concluir o curso, consegui me destacar na turma e hoje estou contratado”, afirmou Adriano Soares ao comemorar a conquista do certificado e vaga como operador de forno de reaquecimento (RHF), na AVB.
As aulas foram ministradas no Centro de Educação Profissional e Tecnológica Rafael Esmeraldo Lucchesi Ramacciotti, em Açailândia. Na formatura, a gerente da unidade, Edilene Oliveira, falou sobre o entusiasmo de capacitar jovens para atuarem no mercado. “Vejo de maneira muito positiva essas parcerias, que agregam muito valor ao trabalho desenvolvido, por oportunizar que esses jovens coloquem em prática o que aprenderam durante o curso”.
Os cursos realizados em parceria com as duas maiores indústrias da região, preparam os jovens para um ambiente de competitividade e desenvolvimento profissional por meio da metodologia do SENAI, aplicada em sala de aula, englobando teoria e prática.
Durante a certificação, o diretor industrial da AVB, Sandro Raposo, pontuou que a certificação e o conhecimento oportunizam melhores oportunidades. “Nós sabemos o quanto é importante estarmos em constante busca pela qualificação. Pelo nosso programa de capacitação já passaram mais de mil pessoas e estamos sempre priorizando a mão de obra local”.
Rodrigo Zagonel, gerente de colheita da Suzano, destacou que, por meio do programa Capacitar, essa é a quarta turma formada no Maranhão. “Aqui, hoje, temos não apenas operadores, mas pessoas qualificadas também para realizarem a manutenção de máquinas, e isso é um grande diferencial”.
William Freitas, que concluiu o curso de Operador de Máquinas Florestais, conta como foi a experiência. “Foi bastante proveitoso, as expectativas com relação ao instrutor, curso, na teoria e prática, foram supridas. Sem contar que estamos prontos para atuar numa das áreas com frequente vaga de emprego”.
A solenidade reuniu executivos de indústrias com atividades em Açailândia e Imperatriz, representantes do SENAI, familiares dos formandos e comunidade.