Cerca de 50 alunos se formaram em três cursos técnicos; a maioria já está atuando em sua área de formação

Em solenidade de formatura realizada na noite de quarta-feira (13), cerca de 50 jovens chegam ao mercado de trabalho na região Tocantina como técnicos em Informática, Eletromecânica e Eletrotécnica. A cerimônia realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado do Maranhão (SENAI/MA), entidade do Sistema FIEMA, reuniu formandos, familiares, diretores da Federação e representantes de empresas de Imperatriz.

A grande maioria já está atuando em indústrias da região dentro da sua área de formação. A exemplo de Marcelo Oliveira e Rafaela Martins, que integram o número de jovens que concluíram formação técnica e logo em seguida, ingressaram no mercado de trabalho.
"Já exercia a função durante o curso, e após o curso eu fui promovido na empresa. Não foi uma trajetória fácil conciliar trabalho e estudo, mas ao longo do curso e após o curso eu só venho colhendo frutos", declara o formando em Eletrotécnica, Marcelo de Oliveira, que passou de eletricista a fiscal de equipe.
Rafaela Martins, moradora de Campestre, que concluiu o curso de eletromecânica, também comemora os resultados. "Esse é o meu primeiro trabalho de carteira assinada. Estagiei na área e logo em seguida fui efetivada. Depois da conclusão do curso surgiu um leque de oportunidades, e eu acabei optando pela Maity porque foi onde eu tive minha primeira oportunidade".
O diretor da FIEMA, Joanas Alves, que na oportunidade, representou o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, afirmou que esse é um momento importante para o SENAI porque estão sendo inseridos alunos bem qualificados no mercado de trabalho. "É com muita satisfação que concluímos esta etapa de sucesso, pois agora se inicia uma nova rotina, não de vir pro SENAI, mas de compor e fazer a diferença no quadro de funcionários das indústrias maranhenses".
A representante da Maity Bionergia, Mariana Venazio, destacou a importância da parceria na qualificação e contratação dos jovens. "O papel do SENAI em parceria com as empresas é facilitar o desenvolvimento e essa preparação dos jovens para o mercado de trabalho, contribuindo consideravelmente para o aumento da empregabilidade. Temos vários alunos formandos conosco e percebemos a educação de qualidade e como eles chegam com mais consistência técnica para exercer suas funções".
A solenidade foi prestigiada pelo gerente do SENAI Imperatriz, Juares Sanches, o diretor da FIEMA e conselheiro do SENAI, Luís Lima, a diretora da FIEMA e conselheira do SENAI, Ana Rute, os diretores da FIEMA, Antônio Alves, Joanas Alves e a representante da Maity Bionergia, Mariana Venazio.
Sobre o SENAI - O SENAI-MA foi criado em 6 de maio de 1953 e completa, neste ano de 2018, 65 anos de história no Maranhão. O objetivo da entidade é formar e aperfeiçoar profissionais para o setor industrial, além de acompanhar as necessidades da indústria quanto à modernização e inovação dos seus processos e maquinários. Atualmente, os investimentos do SENAI se direcionam prioritariamente para Educação Profissional e Soluções em Tecnologia e Inovação, no atendimento de empresas e também da comunidade.