Acompanhado do diretor regional do SENAI, Marco Moura e o gerente do SENAI Imperatriz, Juares Sanches, o vice-prefeito de Imperatriz, Alex Alves visitou a obra de reforma e ampliação da unidade

Em visita a Imperatriz, na manhã dessa sexta-feira (09), o diretor regional do SENAI/MA e superintendente do IEL/MA, Marco Moura, esteve com o vice-prefeito de Imperatriz, Alex Alves, secretários municipais e empresários de alguns segmentos industriais, para detalhar os investimentos realizados nas unidades do Sistema FIEMA, em todo o Estado, e tratar de parcerias com a Prefeitura de Imperatriz no âmbito do programa de estágio, capacitação empresarial e o programa de educação profissional voltado para políticas públicas com foco na geração de trabalho e renda.

"Estamos concluindo uma modernização e estruturação do SENAI nesta cidade para atender às demandas das indústrias de Imperatriz e região, além de modernizar a estrutura das nossas unidades em todo o Estado. O SENAI Maranhão qualifica cerca de 50 mil pessoas por ano, e nesta reunião hoje percebemos a intenção de parcerias da prefeitura com o SENAI e IEL tanto internamente com capacitação dos colaboradores municipais por meio do IEL, quanto externamente com programa de educação profissional voltado para políticas públicas qualificando a população e possibilitando a geração de trabalho e renda no município", destaca Marco Moura.
Dentro de 30 dias, serão desenvolvidas e apresentadas propostas para a Prefeitura de Imperatriz abrangendo quatro eixos principais abordados durante a reunião. "Tanto a iniciativa privada como a pública precisa qualificar seu corpo técnico. Gostei muito dos temas aqui expostos e sem dúvida vou levar ao conhecimento do prefeito para que possamos avançar nesse sentido", declarou o vice-prefeito de Imperatriz, Alex Alves.
O encontro foi finalizado com a visita às novas instalações de reforma e ampliação do SENAI de Imperatriz que será entregue ainda este ano. O grupo visitou o novo anexo voltado para a área de alimentos e bebidas, e as salas de eletromecânica e metalmecânica que foram reformadas.
Estiveram presentes o vice-prefeito de Imperatriz, Alex Alves, os diretores da FIEMA e presidentes de sindicato, João Neto Franco (Sinduscon do Oeste), Luís Lima (Simetal), os secretários municipais Eduardo Soares (Desenvolvimento Econômico), Leandro Braga (Trânsito e Transportes), Hélio Araújo (presidente da ACII), Juares Sanches (gerente do SENAI Imperatriz), Dayanny Nascimento (responsável técnica do IEL Imperatriz).

Investimentos - Em todo o Estado, por orientação do presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves, as instituições têm investido em educação profissional e promoção da saúde e segurança do trabalhador da indústria na ordem de R$ 36 milhões em suas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Social da Indústria (SESI). Recentemente foram inauguradas as novas instalações do Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI em Açailândia, e está prevista para este ano a inauguração da reforma e ampliação do SENAI Imperatriz. E as unidades SESI Qualidade de Vida do Trabalhador, em Açailândia e outra em Imperatriz, serão construídas.