O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI- MA), em Imperatriz, realizou a entrega de certificados de conclusão do curso de aprendizagem Eletricista de Redes de Distribuição de Energia para cerca de 20 jovens. A ação é fruto de uma parceria entre o SENAI e a empresa DPL, com o objetivo de formar mão de obra qualificada para atuar no setor elétrico do Estado.
“O SENAI conclui essa turma de eletricista e já inicia uma nova turma. Os alunos tiveram aulas teóricas e práticas, bem como puderam desenvolver atividades em equipe sobre eletricidade. Nós temos essa preocupação constante com a qualidade da formação dos jovens e parabenizamos os alunos que saem desse curso com uma nova área de conhecimento”, afirma o gerente do Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI Imperatriz, Juares Sanches.
Durante nove meses, os alunos receberam informações sobre construção, operação e manutenção de rede de distribuição de energia elétrica (média tensão e baixa tensão), além de montagem e instalação de iluminação pública e serviços técnicos comerciais, seguindo normas específicas, técnicas de segurança, qualidade e meio ambiente.
“Foram meses de muito aprendizado com aulas teóricas e práticas, não somente no SENAI, mas também em campo. A estrutura disponibilizada nos laboratórios é excelente, pois nos permite vivenciar de fato a realidade da profissão para a qual estamos sendo treinados”, destaca o concludente do curso Douglas Cerejo.
Presente à aula inaugural e entrega de certificados da turma recém-formada, o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e Material Elétrico de Imperatriz (SIMETAL), Luís Lima, enalteceu a importância da profissão. “Essa é uma demanda crescente da cidade e uma das profissões com muitas oportunidades no mercado. E nós ficamos felizes em saber que o SENAI cumpre esse papel importante na formação de jovens para atuarem na indústria”.
Nova turma - Cerca de 300 participaram da seleção para a nova turma do curso, que tem previsão de encerramento em abril de 2017. Destes, 25 foram selecionados e participaram de aula inaugural e entrega de certificados da turma anterior.
Guilherme Santos foi um deles. O aluno, que fará parte da nova turma do curso de eletricista, conta que finalizou recentemente o curso de eletricista residencial, e por te se identificado com a área decidiu seguir carreira. “Assim que finalizei, vi as matrículas abertas para esse novo curso com possibilidade de contratação, e me inscrevi para participar. Pretendo me destacar durante as aulas teóricas e práticas para que eu possa ser um dos alunos contratados pela empresa”.
Cursos abertos - Para o mês de julho, já se encontram abertas as matrículas para os seguintes cursos: marceneiro, desenhista mecânico, eletricista residencial, gesseiro, mecânico de motocicletas, automação, montador e reparador de computadores. Os interessados deverão procurar o SENAI - CEPT Imperatriz, localizado na Rua Y, s/n - próximo ao Fiqueninho, com documentos pessoais, RG, CPF e comprovante de residência.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15650
Comentários