O Senado Federal doa hoje, quarta-feira, 08/10, a partir das 20h, várias publicações em Braille para a Associação dos Cegos de Imperatriz. Em funcionamento desde 1998, o Serviço de Impressão em Braille da Secretaria de Editoração e Publicações (Segraf) fez do Senado Federal uma instituição pioneira na impressão e divulgação de títulos da legislação federal na escrita específica para deficientes visuais. Os trabalhos publicados em Braille já somam 34 títulos da legislação federal. Há disponíveis edições da Constituição Brasileira, do Código de Defesa do Consumidor, do Estatuto da Criança e do Adolescente, da Lei de Doação de Órgãos e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A estrutura conta com equipamentos e suporte tecnológico que permitem uma produção que atenda gratuitamente a crescente demanda de bibliotecas, escolas e entidades que trabalham com deficientes visuais e na promoção de seus interesses.
Em primeira mão, o professor Joaquim Campelo, vice-presidente do Conselho Editorial e coordenador da participação do Senado em Feiras e Bienais, informa que, além das publicações em braille, o Senado pretende imprimir livros com tipologia aumentada, pois é uma reivindicação dos portadores de deficiência visual.
A doação para a Associação dos Cegos de Imperatriz terá a presença de Maria da Conceição Silva, presidente da Associação, e José Assis Batista, vice-presidente. Maria da Conceição se sentiu lisonjeada com o convite e agradeceu a valorização que o Senado dá ao portador de deficiência visual.
As publicações que serão doadas são: agenda em braille, coleção do autor Marco Di Aurélio (República da Estrela, Circo de Interior, O nascimento de São João e o Caldeirão de Santa Cruz do deserto), Lei de Acessibilidade da Pessoa com Deficiência, Legislação Consolidada do Servidor Público (Vol I, II e III), Convenção sobre os direitos da Pessoa com Deficiência, Estatuto do Desarmamento, O Senado Federal (Volume Único), Os Hinos Nacionais e Política de Acessibilidade do Senado Federal (Ato da Comissão Diretora N. 15 de 2013). (Anand Rao - Assessor de Imprensa/Edições do Senado Federal)