Com o objetivo de ampliar as estratégias de se trabalhar junto aos pais sobre a conscientização da importância da vacina contra o vírus HPV, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), por meio da comissão mobilizadora da campanha, reuniu diretores das escolas públicas e privadas para discutir sobre as especificidades da logística de aplicação das doses.
Disponibilizada desde o ano passado na rede pública, a vacina que previne o câncer de colo uterino tem um esquema de aplicação dividido em três etapas. Para completar a proteção, cada menina deve tomar até a terceira dose, que é aplicada cinco anos após a primeira. Porém, dados indicam que apenas 60% das adolescentes que tomaram a primeira dose procuraram uma unidade de saúde para tomar a segunda.
Na reunião foi explicado que, observando este esquema adotado e com a preocupação de resgatar estas meninas para dar continuidade ao processo de imunização, a SEMUS, sob orientação do Ministério da Saúde (MS), aproveitará sua equipe de vacinação que estará nas escolas neste período para aplicar a primeira dose vai aplicar também a segunda para as que deixaram de tomar nas UBSs.
O médico e coordenador da Rede de Oncologia do Município, Gumercindo Filho, que participou do encontro, esclareceu sobre a necessidade de se tomar a vacina e a importância da administração no tempo indicado. “Não há nenhum registro comprovado de reação indesejada com relação ao uso da vacina contra HPV, muito pelo contrário, essa vacina é um reforço nas estratégias de promoção e prevenção de saúde. Porém, a prerrogativa da sua eficácia é que cada adolescente tome as três doses, de acordo com o esquema vacinal recomendado pelo MS”, salienta.
“Para tanto, a Secretaria de Saúde está disponibilizando seus profissionais médicos e enfermeiros para ministrar palestras nas escolas que acharem necessário dar mais esclarecimentos aos pais, bem como tirar dúvidas dos mesmos e desmistificar boatos que existam em relação à vacina”, explica Socorro ao falar das estratégias de aplicação das vacinas que acontecerão tanto nas escolas quanto nas unidades de saúde.
Após a reunião, na parte da tarde a equipe de mobilização da SEMUS deu início à campanha de 2015 na Escola Municipal Tocantins, onde foram vacinadas as estudantes de 09 a 14 anos – nova faixa etária da campanha. [Maria Almeida – ASCOM]
Publicado em Cidade na Edição Nº 15252
SEMUS reúne diretores de escolas em Imperatriz para falar da importância da vacina contra o HPV
Ainda na tarde de ontem, após falar das estratégias da campanha, foi iniciada a aplicação da primeira dose na Escola Tocantins
Comentários