Beneficiando centenas de pessoas de Imperatriz e região, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), em parceria com o Governo Federal, mantém a unidade da Farmácia Popular do Brasil aqui na cidade. A sede localizada em novo endereço - Rua Ceará, nº 582, entre ruas São Paulo e Fortunato Bandeira, no bairro Nova Imperatriz, retomou suas atividades em janeiro.
A farmacêutica responsável pela unidade, Sheila Araújo, informa à população que está de portas abertas para atender ao público, no horário das 08h às 18h, de segunda a sexta, e no sábado das 08h às 12h. "Retomamos o atendimento através do empenho da SEMUS facilitando o acesso da população a mais de 100 medicamentos classificados como essenciais", afirma a coordenadora, acrescentando que a farmácia continua disponibilizando os medicamentos gratuitos para tratamento de hipertensão, diabetes e asma.
"Todo cidadão que desejar adquirir os medicamentos disponibilizados pelo programa 'Farmácia Popular do Brasil' pode procurar a unidade com receita médica ou odontológica em mãos que será atendido". A informação é da secretária de Saúde, Conceição Madeira, que assegura aos cidadãos que utilizam este serviço que eles não terão mais problemas para a retirada de seus remédios, pois todas as pendências relacionadas às instalações da farmácia foram resolvidas.
Conceição Madeira acrescenta ainda que reconhece a importância do funcionamento desta drogaria e que por isso todas as medidas foram tomadas para garantir esse direito ao cidadão. "Sabemos o quanto custa para uma pessoa comprar nas farmácias convencionais, seus remédios de uso contínuo e poder proporcionar acesso a preços mais baixos ou mesmo a remédios a custo zero nos deixa muito satisfeitos, porque é meta da gestão levar cada vez mais qualidade de vida ao nosso povo", ressalta.
Ela ressalta que os usuários da Farmácia Popular em Imperatriz contam com serviço personalizado, realizado por atendentes e farmacêuticos especializados mantidos pela SEMUS que orientam sobre cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos. "Temos sempre o cuidado de chamar a atenção dos nossos usuários para a questão da automedicação, tendo em vista que ela pode causar intoxicações ou mascarar sintomas de doenças importantes", alerta Sheila.
Segundo dados do Ministério da Saúde, os medicamentos disponibilizados na Farmácia Popular atendem cerca de 80% das doenças que atingem a população, pois servem para tratamento de hipertensão, diabetes, asma, úlcera gástrica, depressão, infecção, verminoses, cólicas, enxaqueca, queimaduras e inflamações. Além disso, são comercializados na unidade anticoncepcionais e preservativos masculino. (Maria Almeida)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14922
SEMUS reativa Farmácia Popular do Brasil
Com entrega gratuita e venda com até 90% de desconto, o programa amplia o acesso da população aos medicamentos essenciais
Comentários