Com o objetivo de capacitar os profissionais médicos e enfermeiros da Atenção Básica sobre diagnóstico, tratamento, controle e eliminação da sífilis, o departamento de doenças sexualmente transmissíveis - DST/AIDS realiza na manhã de hoje (24) um seminário sobre a doença.

O evento, que será mediato pelo ginecologista obstetra Pedro Mário, acontece das 8h às 12h, no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera. "O seminário visa qualificar mais ainda nossos profissionais quanto aos métodos de diagnósticos e tratamento de sífilis, bem como para esclarecer o fluxo a ser seguido em caso de detecção da doença", explica a coordenadora do Programa DST/AIDS, Ana Flávia.
Ela explica ainda que é de suma importância disponibilizar este tipo de capacitação para os profissionais que estão em contato com os serviços da Atenção Primária, porque isso melhora o atendimento prestado nas Unidades Básicas de Saúde no que se refere a detecção de novos casos. Ela ressalta ainda que este Seminário foi preparado exclusivamente para estes funcionários que receberão certificados posteriormente em seus postos de trabalho.
De acordo com os dados do SINAN - Sistema de Informações de Agravos de Notificações, em 2014 dos pacientes atendidos em Imperatriz 64 foram diagnosticados com Sífilis Adquirida (sendo que 32 são residentes aqui no município), e 53 casos de Sífilis Congênita, sendo 17 moradores de Imperatriz. Vale ressaltar que, além dos imperatrizenses, a rede pública de saúde do município atende milhares de pessoas das regiões circunvizinhas. [Maria Almeida - ASCOM]