A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) realizou nessa sexta-feira (08) palestra sobre as orientações e esclarecimentos relacionados à campanha Novembro Azul, que incentiva a prevenção do câncer de próstata. Os temas foram ministrados pelo urologista Waldir Silveria Lage e pelo enfermeiro Flamarion Amaral na sede da própria secretaria. Logo após as palestras, foi realizada a triagem com os participantes.
Segundo Felipe Hanns, coordenador do Programa Saúde do Homem, "cerca de 80 pessoas participaram do evento. E após a explanação do Dr. Waldir, que falou dos principais problemas relacionados à próstata, aproximadamente 65% dos homens presentes sentiram a necessidade de marcar consulta com o médico especialista".
De acordo com o coordenador, a secretária de Saúde teve a preocupação de facilitar o acesso aos serviços voltados à prevenção do câncer de próstata durante a campanha. Por isso, os participantes da palestra já tiveram consultas urológicas marcadas pela própria coordenação para a primeira semana de dezembro.
"Além disso, já solicitamos aqui no momento da triagem os exames de glicemia, Hemograma Completo, Sumário de Urina, Creatinina, Lipidograma e PSA (exame de sangue específico da próstata); para que no dia da consulta com o urologista esse cidadão já leve os resultados dos exames e seja submetido ao exame de toque retal, caso seja necessário", explica Felipe.
As palestras e a triagem realizada ontem marcam as ações da campanha 'Novembro Azul', lançada oficialmente pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) em Imperatriz, em 01 de novembro em parceria com centros especializados em urologia e oncologia. O objetivo principal da mobilização é alertar aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.
Para Conceição Madeira, ampliar cada vez mais o acesso da população aos serviços públicos de saúde é uma das metas da atual gestão municipal. "Neste mês em que as atenções estão voltadas para a questão da prevenção, nada mais justo que dar uma atenção especial aos serviços preventivos oferecidos aos homens pelo município", complementa a secretária. (Maria Almeida - ASCOM)