No período de 15 a 31 de agosto, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, irá mobilizar as 34 Unidades Básicas de Saúde das zonas urbana e rural do município para aplicação das doses que previnem a poliomielite (também conhecida como paralisia infantil).
Junto à campanha de vacinação antipolio, será realizada também a Campanha de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação - destinada para crianças menores de cinco anos de idade, que tenham alguma vacina em atraso. Nessa ocasião, serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.
Para tanto, os preparativos para a mobilização já iniciaram desde julho. A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Socorro Ribeiro, informa que as equipes já estão sendo preparadas para atender à população. “Desde o final do mês de julho, já estamos capacitando com treinamentos e palestras as equipes de Estratégia Saúde da Família para que todas as UBS estejam aptas a aplicar as doses”, ressalta.
A campanha pretende imunizar as crianças na faixa etária entre seis meses até os menores de cinco anos de idade. “Nossas 42 Equipes de Estratégia Saúde da Família estarão a postos para atender a todas as crianças e atingir a meta de 95% de vacinação do público alvo”, observa a secretária municipal de Saúde, Conceição Madeira, ao ressaltar que foi proporcionada uma logística de atendimento especial este ano com novas técnicas de distribuição de materiais e informativos para as equipes responsáveis pela aplicação das vacinas, a fim de que todos sejam atendidos satisfatoriamente.

Dia D - Considerado o dia de mobilização principal das aplicações das vacinas, o dia D será realizado neste  sábado (15), quando inicia oficialmente a campanha. A Secretaria disponibilizará, das 08h às 17h, 42 pontos de vacinação em UBS e escolas para facilitar o acesso da população à vacina. Vale ressaltar que desde segunda-feira (10) as doses já foram disponibilizadas nas Unidades de Saúde para a comunidade.
Combate à poliomelite - Esta será a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e neste ano comemora-se o 26º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990, destaca-se que até que aconteça a certificação mundial da erradicação desse agente infeccioso, todas as ações devem ser mantidas, portanto a importância desta campanha que tem como objetivo vacinar indiscriminadamente crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, mantendo desta forma elevadas coberturas vacinais de forma homogênea em todos os municípios, e assim, evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país.
Situação epidemiológica da poliomielite - Atualmente, dados da OMS demonstram que entre os anos de 2014 e 2015, nove países registraram casos da doença, e na sua maioria, decorrente de importações do poliovírus selvagem de 6 países endêmicos ou de países não endêmicos. Em 2015, até o dia 16 de junho, foram registrados 28 casos da doença, todos nos países endêmicos (25 no Paquistão e 03 no Afeganistão). [Maria Almeida – ASCOM]