Em uma manhã bastante movimentada na Praça de Fátima, o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), órgão mantido pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou um Circuito Saúde. Entre os funcionários do órgão e colaboradores da UFMA, Unisulma e Equitei estiveram envolvidos na ação cerca de 40 profissionais.
O Circuito contou com Aferição de Pressão Arterial, Teste de Glicemia (para pacientes em jejum); Avaliação Antopométrica com Educador Físico; Avaliação Nutricional; Aplicação de Vacinas; Terapia Corporal e Relaxamento (massagem, ginástica laboral); Ultrassom; TENS (Estimulação Elétrica Transcutânea); e Infravermelho com fisioterapeuta; além de distribuição de material educativo.
A ação foi promovida em alusão ao Dia Internacional de Prevenção às Lesões por Esforço Repetitivo - LER, Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho - DORT, que é comemorado no dia 28 de fevereiro. Segundo Dalvenira Mendes, coordenadora do Centro em Imperatriz, a incidência das doenças relacionadas às atividades de trabalho é bem maior do que se imagina.
Segundo registro dos acompanhamentos feito pelo CEREST em 2013, 25 pessoas foram afastadas de suas atividades em decorrência de LER DORT com diagnósticos considerados graves, incluindo desde dores insuportáveis a início de paralisação de alguns membros. "Normalmente as pessoas não dão muito importância, por achar que é só uma dor e que depois passa", explica Dalvenira.
Ela esclarece que é onde está o maior problema, porque normalmente as doenças começam assim e vão evoluindo em virtude dos trabalhadores não procurarem orientação. Além disso, outro agravante é que nem mesmo os próprios empresários estão atentos a estas questões, muitas vezes proporcionando ambientes de trabalhos insalubres aos seus funcionários.
"O objetivo de ações como esta é levar informações às pessoas, orientado-as quanto à postura inadequada, aos perigos da jornada de trabalho prolongada sem uma pausa para descanso e à importância da realização do alongamento no horário do trabalho; a fim de que elas tomem os devidos cuidados para evitar o aparecimento dessas doenças", informa Dalvenira.
Segundo a coordenadora, nestas ações também são informados quais os trabalhadores estão expostos ao risco e os sintomas que podem sentir, para que ele dê início ao tratamento antes do problema se agravar. "Contudo, periodicamente nossas equipes estão nas empresas fazendo palestras para esclarecer sobre a forma correta de manter um ambiente de trabalho adequado ao desenvolvimento das atividades exercidas", ressalta.
A coordenação do CEREST alerta que a função do órgão é orientar, mas que se por acaso for detectada alguma empresa que não oferece as condições necessárias para se trabalhar saudavelmente e esta for reincidente, poderá ser notificada.

Confira abaixo as principais profissões expostas ao risco de aparecimento
de LER/DORT:

Digitadores
Costureiras
Operadores de Telemarketing
Bancários
Operadores de Caixa
Escrituração
Montadores de pequenas peças e componentes
Confecção de manufaturados (calçados)
Empacotadores
Passadeiras
Cozinheiros e auxiliares de cozinha
Trabalhadores de limpeza (serviços gerais)
Auxiliares de Odontologia
Auxiliares de contabilidade
Cortadores de cana
Pedreiros
Ajudantes de laboratório
Trabalhadores industriais submetidos a atividades com alta repetitividade e força