Com a temática “Ações Inovadoras. Hanseníase tem cura. Cure também o preconceito”, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Saúde, intensifica a partir desta segunda as ações de conscientização e combate à hanseníase em Imperatriz. O coordenador do Centro de Referência em Dermatologia Sanitária do Município, Francisco Cutrim, explica que as ações ganham reforço esta semana, mas que ela acontece durante todo o mês.
“Estamos realizando durante o mês de janeiro a campanha de combate à hanseníase com o objetivo de informar e explicar sobre o que é a doença e os seus sintomas, além da realização de exames preliminares para identificar a existência de sintomas para a realização de um futuro tratamento”, esclarece o coordenador, ao ressaltar que quanto mais cedo for o diagnóstico é melhor para o tratamento.
Segundo Francisco Cutrim, uma das estratégias da SEMUS é midiatizar a campanha para que todos possam saber de sua importância. “Para tanto estamos divulgando nos meios de comunicação e nas Unidades Básicas de Saúde. Aproveito para convidar a população a participar nos procurando, para se informar e para fazer os exames, caso seja necessário”, enfatiza Cutrim.
Durante a campanha serão realizados exames de contatos, busca ativa de casos novos, visitas domiciliares quando necessário e revisão dos casos antigos notificados. Além disso, de 26 a 30 de janeiro a equipe do Centro Referência em Dermatologia Sanitária está nas UBSs Vila Nova, Milton Lopes (Bairro Bacuri), Cafeteira, Vila Lobão, Santa Rita e no Centro de Referência.
A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. Ela não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. Os principais sintomas são: manchas esbranquiçadas ou avermelhadas acompanhadas de dormência; dormência nos pés, surgimento de caroços avermelhados ou castanhos na pele.
Em Imperatriz o tratamento é feito gratuitamente nas Unidades de Saúde e no Centro de Referência. A gestão do prefeito Sebastião Madeira busca por meio destas campanhas a implementação de uma política de diagnósticos e tratamentos precoces para evitar possíveis epidemias de doenças na cidade; tendo em vista que já reduziu em quase 70% a detecção de novos casos da doença na administração do Prefeito Madeira. As ações visam proporcionar a população de Imperatriz serviços de saúde eficientes e de qualidade. (Maria Almeida)