Até o momento, ainda não foi detectada epidemia nem aumento no número de doenças que acometem as pessoas por causa do período chuvoso ou devido a contato com as águas que invadiram as residências no último final de semana em Imperatriz. Porém, segundo a coordenação do Departamento de Atenção Básica (DAB), estão sendo definidas estratégias de cunho preventivo com o objetivo de evitar superlotação na rede de urgência e emergência da cidade.
As patologias mais comuns que possivelmente podem surgir neste momento, segundo Conceição Madeira, médica e secretária municipal de Saúde, são infecções respiratórias, doenças de pele, infecções intestinais, verminoses, ou mesmo a leptospirose. “Pensando nisso, já foi determinado que os médicos da Estratégia Saúde da Família e os de demanda dos postos de saúde dos bairros mais atingidos pelos alagamentos irão aumentar o número de atendimentos realizados por dia. Assim, aumentaremos a cobertura de atendimentos e poderemos assistir melhor nossa população”, afirmou a secretária.
Além disso, de acordo com o coordenador da Atenção Básica, Anderson Nascimento, “será priorizado o atendimento a crianças, idosos e gestantes e também intensificados os trabalhos prestados pelos Agentes Comunitários de Saúde, com visitas domiciliares”. Quanto à prevenção e combate a outras doenças, como a dengue, por exemplo, as equipes da Vigilância em Saúde já estão em campo realizando nebulização espacial com carro fumacê e borrifação nas residências.
José Ribamar, coordenador do Controle de Vetores do Município, informou que ontem (17) mesmo os trabalhos estavam sendo realizados nos bairros Vila JK e Cinco Irmãos – uns dos mais atingidos pelas enchentes. “Já estávamos fazendo nebulização espacial e borrifações independente de alagamentos, pois faz parte das nossas atividades de rotina. Contudo, a partir destas chuvas há uma determinação da secretária para que seja dada uma atenção especial às residências e moradores da cidade, fazendo visitas diárias, com ações preventivas”, ressalta. (Maria Almeida - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14934
Comentários