Com a chegada da Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer no bairro, diariamente dezenas de moradores têm acesso de forma simples e ampla a consultas e exames preventivos dos cânceres de colo do útero, mama, próstata e pele. O 'ônibus do câncer', que percorre bairros e a zona rural do município levando atendimento e esperança às comunidades, foi instalado no Conjunto Vitória no início de setembro e permanece até o final do mês.
Ao concluir os atendimentos no Conjunto Vitória, a Unidade Móvel segue para o bairro Camaçari, onde atenderá durante todo o mês de outubro. Contudo, a secretária municipal de Saúde, Conceição Madeira, reforça a necessidade da participação dos moradores da região por onde o ônibus passa no sentindo de procurar os serviços.
"É importante que o usuário do SUS vá até a Unidade, porque lá ele tem acesso a diversas especialidades que muitas vezes eles reclamam da dificuldade de encontrar. Na Unidade Móvel, além da praticidade de fazer consultas e exames próximos de casa, o usuário não enfrenta fila, e em caso de confirmação do câncer, recebe toda a assistência necessária para o tratamento, e o que é mais importante, em um curto espaço de tempo", explica Conceição Madeira.
A coordenadora da Unidade Móvel, Vilenice Batista, reitera o convite aos moradores do Conjunto Vitória. "Temos atendido muita gente, porém ainda ficaremos aqui mais 15 dias e nossa capacidade de atendimento é superior à procura registrada, por isso eu reforço o convite aos moradores aqui do bairro e regiões circunvizinhas para que nos procurem com cartão SUS, identidade e comprovante de residência para fazer os exames preventivos do colo do útero (Papa Nicolau) e da próstata (PSA), além de mamografia, consulta e biopsia de pele".
Diferencial - Os pacientes atendidos na Unidade Móvel que têm diagnósticos suspeitos já passam pelo especialista automaticamente, sem a necessidade de ir atrás de marcação de consulta. Os exames complementares também já são marcados e autorizados pela equipe da Unidade Móvel que dá sequência ao atendimento que o usuário necessita. Vale ainda ressaltar, segundo Vilenice, que o paciente diagnosticado com câncer por meio da Unidade Oncológica inicia o tratamento bem antes do tempo determinado por lei (no máximo 60 dias após o diagnóstico), o que possibilita maiores chances de cura do paciente "que tem se demonstrado contente com nosso atendimento!", destaca a coordenadora.
Satisfação
No total, aproximadamente 40 mil atendimentos já foram realizados pela Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer que começou a prestar os serviços em dezembro de 2013 em Imperatriz. Entre milhares de imperatrizenses que já passaram pela Unidade está a aposentada Aciolina de Araújo, que descobriu um câncer através dos profissionais da Unidade. "Eu tinha uma ferida no nariz que coçava e não cicatrizava, daí eu fui consultar na Unidade Móvel que estava aqui perto da minha casa, na Vila Nova. E para minha surpresa, eu fui diagnosticada com câncer de pele, mas graças ao atendimento da Unidade Móvel, eu já fiz logo a biopsia e o tratamento, além de estar sendo acompanhada pelo oncologista. Para mim, o atendimento foi ótimo, e graças a Deus, hoje estou curada", afirma a usuária em seu depoimento à reportagem, ao ressaltar a alegria de ter recebido a assistência necessária dentro do Sistema Único de Saúde por meio da Unidade Móvel. (Maria Almeida - ASCOM)
Comentários