Famílias ribeirinhas receberão profissionais, vacinação, materiais e medicamentos da UBS

Estratégia de atendimento aos desabrigados pela enchente do rio Tocantins foi definida na manhã dessa sexta-feira, 09, em reunião realizada na sede do Departamento de Atenção Básica, DAB. Uma Unidade Básica de Saúde, UBS, será montada dentro do Parque de Exposição. Na próxima quinta-feira, 15, após o carnaval, a equipe já vai fazer os primeiros atendimentos. Para o plantão dos serviços, escalas serão montadas com realocação de servidores das UBSs Beira Rio, Caema, Conjunto Vitória, Itamar Guará e Vila Davi.
"Além disso, estamos orientando todas as unidades a atenderem às famílias ribeirinhas, independentemente das áreas de abrangência dos postos, pois várias estão abrigadas em casa de parentes ou casas alugadas espelhadas pela cidade, e estas não podem ficar sem os serviços", explicou a coordenadora do DAB, Érika Tourinho. Ela ressalta que a logística foi traçada observando a melhor forma de trabalhar a prevenção desse público.
Além dos profissionais, toda a estrutura de UBS será levada ao Parque, vacinação, materiais como fitas métricas, estetoscópio, aparelho de nebulização, máscaras e luvas; e medicamentos, soro de reidratarão oral, glicosado, hipoclorito, nitrato de miconazol, cloridrato de ambroxol, curativos, sulfametoxazol, berotec, repelentes para gestantes.
Segundo o secretário de Saúde, Alair Firmiano, o atendimento é necessário, onde quer que o público esteja. "Levar saúde até essas pessoas significa melhorar sua qualidade de vida e, sobretudo, garantir acesso aos serviços da Atenção Primária, que tem por missão evitar o adoecimento e também tratar doenças", ressaltou, ao informar que o contato com a água das enchentes pode transmitir leptospirose, febre tifoide, hepatites A e E, e cólera. (Maria Almeida - Ascom)