Começou na manhã dessa terça-feira (22) a aplicação das vacinas contra influenza em Imperatriz. A coordenação do Programa de Imunização do Município esclarece que devido ao atraso na chegada das doses na cidade, a abertura oficial da campanha ficou para a próxima sexta-feira, 25, mas Unidades Básicas de Saúde, como Milton Lopes e Nova Imperatriz, já iniciaram a vacinação ainda ontem.
De acordo a coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde, Socorro Ribeiro, as doses só chegaram na última quinta-feira e estão sendo distribuídas. "Nós recebemos as vacinas durante o feriado da Semana Santa e não tivemos como distribuir para os locais de vacinação. Porém, nas primeiras horas da manhã de hoje (22), já começamos fazer a distribuição para os postos que vão disponibilizar a vacina no período da campanha, que está iniciando agora e vai até o dia 09 de maio", explicou a coordenadora.
Vale ressaltar que os boatos de que a vacina não chegou em Imperatriz e que a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) não tem previsão para iniciar a aplicação das mesmas não condizem com a verdade. A reportagem passou por alguns postos de saúde no período da manhã do dia 22 e pôde constatar, por exemplo, que na UBS Milton Lopes até às 11h mais de 20 pessoas já haviam sido vacinadas.
Alzira Silva Diniz, aposentada que faz parte dos grupos prioritários, se antecipou este ano e ratificou que as doses já podem ser encontradas nas UBSs. "Todos os anos eu tomo. E como eu vi na televisão que a campanha ia começar hoje, eu vim logo aqui no Milton Lopes para evitar essa gripe", afirmou a simpática senhora. Também com o objetivo de imunizar seu filho, a mãe de Davi Nunes, de dois anos e onze meses, procurou logo a UBS da Nova Imperatriz para receber a dose.
"Eu já vacinei meu filho. Davi foi o primeiro a ser vacinado aqui neste posto. Fiquei muito feliz porque este ano ele pôde ser imunizado", afirmou a professora, que não quis se identificar. Davi faz parte do grupo prioritário que engloba o público infantil de 06 meses a 5 anos de idade. Este grupo até o ano passado só incluía as crianças de 06 meses até 2 anos.

Grupos prioritários
a serem vacinados

Além do público infantil citado acima, receberão a dose da vacina contra influenza as pessoas acima dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz em até 45 dias), indígenas aldeados, profissionais da saúde e pessoas privadas de liberdade. Pessoas que sofrem de doenças crônicas (respiratórias, cardíacas, renais, imunodepressão, etc.) também poderão receber as doses sob prévia recomendação médica. A imunização protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. As doses devem ser aplicadas antes do período de inverno. O dia "D" da campanha, dia nacional de mobilização, será em 26 de abril. A imunização é via injeção. (Maria Almeida - ASCOM)