Mensagem de atualização do cartão SUS em redes sociais não é oficial do Ministério da Saúde - Assessoria

A Secretária Municipal de Saúde, Semus, por meio da Atenção Básica, esclarece à população de Imperatriz sobre uma suposta atualização do cartão do Sistema Único de Saúde, SUS, que está circulando nas redes sociais. A informação, além de não ser oficial do Ministério da Saúde, causa transtornos nos usuários dos serviços, que tem procurado as Unidades Básicas de Saúde, UBSs, para atualização do cartão.

A gerente da Atenção Básica, Sormanne Branco, explica como a população deve se portar diante da informação de atualização do cartão SUS. "As pessoas não precisam se dirigir aos postos de saúde, para a atualização do cartão SUS. Já faz um tempo que há essa atualização e é realizada automaticamente pelo próprio sistema. A medida que as pessoas utilizam o cartão para consulta ou marcação de exames, ele é atualizado. Os Agentes Comunitário de Saúde, ACS, estão recadastrando as áreas descobertas e na proporção que essa ação é realizada, os cartões, também são automaticamente atualizados", esclarece.
Cartões SUS que iniciam com número 8, 1 e 2 o sistema faz uma busca automática do CPF na Receita Federal e inclui no Cadweb SUS que gera o número 700. Conforme a população é atendida nas UBSs o sistema atualiza o cartão e gera um número definitivo que é repassado ao proprietário do cartão. É importante saber que o número do cartão antigo "não" é bloqueado, pois o próprio sistema faz atualização de acordo com a demanda do usuário. (Kalyne Cunha - Ascom)