A Semana configura as ações de políticas públicas da saúde voltadas para mudança de hábitos e melhoria da qualidade de vida das crianças de Imperatriz

Em alusão às comemorações da VIII Semana Municipal da Amamentação, que integra a 25ª Semana Mundial, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, do dia primeiro ao dia sete, uma série de atividades voltadas ao incentivo ao aleitamento materno, bem como capacitações, oficinas e palestras em diversas Unidades Básicas de Saúde do município.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), nesse período as 42 Unidades Básicas que compõem a rede pública de saúde do município e os cinco Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) receberam orientações a cerca da importância da amamentação.
"Cursos como 'Práticas de Amamentação', 'Técnicas básicas do método Shantala e Canguru', além de palestras e atividades educativas foram realizadas nos postos de saúde, nos Cras e ainda no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) integraram nossa programação, tudo pensado para mostrar a forma mais indicada para realização correta do processo de amamentação e os direitos e as vantagens do aleitamento materno", explica a coordenadora do Programa Saúde da Criança e do Adolescente, Valéria Moreira.
Ela observa ainda que com as atividades desenvolvidas na Semana Municipal, as mães recebem o apoio que precisam para compreender a necessidade da amamentação exclusiva até 6 meses e complementada até 2 anos de vida ou mais. "Sem contar que nessa mobilização os profissionais da saúde conversam com as mães para dirimir as dúvidas sobre a prática de amamentar", acrescenta Valéria.
A secretária de Saúde, Conceição Madeira, ressalta que a Semana configura as ações de políticas públicas da saúde voltada para mudança de hábitos e melhoria da qualidade de vida das crianças de Imperatriz. "Além disso, com as atividades da Semana Municipal nós chamamos a atenção da comunidade para a importância de priorizar ações para proteger, promover e apoiar o Aleitamento Materno como uma intervenção fundamental para promoção da saúde e também estimular as ações voltadas para a importância e relevância do aleitamento materno no mundo de hoje", ressalta Conceição Madeira.
VIII Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno - Sobre as atividades realizadas, a coordenadora do Programa Saúde da Criança e do Adolescente, Valéria Moreira, ressalta: "A Semana é comemorada mundialmente em mais de 129 países, mas antes em Imperatriz as mobilizações referentes à temática se concentravam apenas na maternidade. No entanto, o incentivo ao aleitamento materno se configura em um trabalho preventivo".
Valéria acrescentou ainda que "somente a partir da gestão do prefeito Madeira é que se teve essa preocupação em promover ações nas Unidades Básicas de Saúde. Por isso, estamos comemorando este ano a VIII Semana, graças ao emprenho do prefeito e da secretária Conceição Madeira, que incentivam e promovem ações como esta que promovem qualidade de vida". (Maria Almeida / ASCOM)