A concentração começa a partir das 7h, na Praça de Fátima. No máximo às 8h, a caminhada sai seguindo pela Rua Simplício Moreira até a Rua Luís Domingues, sobe na Rua Amazonas até Avenida Getúlio Vargas, rua pela qual segue até a Praça Brasil – destino final.
A secretária de Saúde, Conceição Madeira, que tem participado ativamente de todas as ações desenvolvidas na campanha, convida os imperatrizenses a participarem do evento e ressalta a importância da parceria com as entidades que convivem diariamente com o drama dos males que causam o câncer.
“É importante que todos se juntem a nós nessa batalha, assim como tem feito a Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (AMPARE), Oncoradium, Avon e o Hospital São Rafael, que desenvolvem um belíssimo trabalho no que se refere ao tratamento do câncer e apoio aos pacientes adoecidos. Venham conhecer melhor as causas dessa luta participando conosco dessa caminhada!”, solicita.
Considerada a principal mobilização dentre as ações realizadas durante o mês de outubro, a caminhada reúne centenas de mulheres, homens, jovens e adultos, entre lideranças e pessoas da sociedade civil que têm em comum um único objetivo: incentivar a prevenção do câncer – doença que mata milhares de mulheres anualmente no Brasil.
O movimento visa chamar a atenção da sociedade para a importância da realização dos exames preventivos, tendo em vista os índices alarmantes da doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é a primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais. No Brasil, cerca de 50 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama por ano.
Vale ressaltar que tamanha mobilização justifica-se pelo fato de o diagnóstico precoce do câncer propiciar até 95% de chance de cura da doença. Motivo pelo qual a Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz disponibiliza aos usuários da rede pública de saúde, além dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, que totalizam mais 40 no município, a Unidade Móvel de Oncológica, que proporciona a realização de milhares de exames de prevenção de variados tipos de câncer: colo do útero, mama, próstata e pele. (Maria Almeida - ASCOM)