A Secretaria Municipal da Saúde (Semus), por intermédio do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis, realizará no período de 5 a 25 de maio a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A informação foi prestada ontem à reportagem pela coordenadora de Imunização, Socorro Ribeiro.
“Temos este ano uma vasta programação de imunização em Imperatriz”, afirmou ela, que diz estar sendo feito um levantamento das pessoas na faixa etária de 11 a 29 anos para que sejam vacinadas contra a Hepatite “B” – doença viral que pode atingir a maioria das pessoas nessa faixa etária de idade.
Ela adianta que serão realizadas ainda neste ano três campanhas de vacinação em Imperatriz. A primeira acontecerá no período de 5 a 25 de maio – Campanha Nacional Contra a Influenza, a chamada Campanha da Gripe. “Participarão da campanha os profissionais da saúde, crianças menores de dois anos, idosos acima de 60 anos e gestantes”, explica.
Socorro Ribeiro conta que acontecerá no dia 16 de junho a Campanha Vacina Oral contra Poliomielite (VOP) para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (indiscriminada). “Em agosto estaremos com uma semana de trabalho para introdução de uma nova vacina no calendário vacinal, principalmente crianças na faixa etária de 2 a 4 meses de idade – introdução da vacina de pólio inativada e a penta valente”, disse.
Ela considera de suma importância a introdução das novas vacinas que beneficiarão milhares de crianças em Imperatriz. “Essas crianças deixarão de pegar várias furadas, pois serão cinco vacinas em apenas uma. Existem mães que relutam em levar as crianças para vacinar quando estão com o calendário vacinal atrasado”, finalizou. (Gil Carvalho)