O Dia da Luta Antimanicomial celebrado em 18 de Maio, foi marcado em Imperatriz com palestra sobre a importância do tema. Ao lado da secretária municipal de Saúde, Conceição Madeira, o prefeito Sebastião Madeira falou mais uma vez desse desafio que é cuidar da saúde pública no Brasil em especial em Imperatriz. o encontro foi realizado na segunda-feira (19), no auditório da SEMUS e contou com a presença de profissionais e usuários do sistema de saúde municipal.
A secretária Conceição Madeira falou da trajetória da saúde mental com o fechamento do NAISI e os avanços da rede do Município, além de parabenizar todos os envolvidos nessa luta. Ela comentou ainda sobre a alusão a comemoração do dia 18 de maio, Dia da Luta Antimanicomial e sobre o Seminário da RAPS com o Tema: "História e Evolução da Saúde Mental de Imperatriz na Luta por uma Sociedade sem Manicômio".
"Durante os últimos anos tivemos avanços consideráveis na saúde mental de Imperatriz evoluindo do atendimento em hospital psiquiátrico para a implementação dos CAPS, residência e consultório na rua", ressaltou.
Na ocasião, o prefeito Madeira lembrou que o "Ministério Público tem uma participação fundamental nos avanços da saúde mental em Imperatriz". Ele lembra que quando foi proposto fechar o hospital achou que era impossível, porém observou que as coisas foram andando e o Município conseguiu, contudo assinalou que foi preciso muito esforço e apoio do Ministério da Saúde para ampliação da rede de saúde mental. "Muito já foi feito, mas muito ainda tem por fazer; o importante é que estamos avançando", concluiu.
O evento contou ainda com a participação do diretor do Hospital Municipal de Imperatriz, AlIisson Mota, Aline Matos Pires (promotora de justiça), Francisco Rênio (gestor regional de saúde), Alberto Clésio (coordenador saúde mental). (Francisco Duvalle - Ascom)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15010
Comentários