A Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao câncer, que iniciou atendimento em dezembro na região do grande Vila Nova, passou a realizar nesta semana os exames de mamografias. Antes, a unidade estava funcionando com a oferta de consultas e realização dos exames da próstata (PSA), Papanicolau (prevenção) e biopsia de pele.
Vilenice Batista, coordenadora dos serviços, informa que as mamografias são realizadas por meio de agendamentos. Portanto, a paciente precisa procurar a unidade com identidade, cartão SUS e comprovante de endereço. "Será preenchida uma ficha e nós vamos agendar e entrar em contato para que ela venha só fazer o exame", explica Vilenice, ressaltando que o atendimento é direcionado somente às pessoas daquela região, tendo em vista que o ônibus se deslocará para os outros bairros.
A coordenadora esclarece ainda que o atendimento na Unidade Móvel é feito com todos os cuidados necessários para dar continuidade ao tratamento. "Todos os exames realizados aqui que vem com diagnóstico suspeito, o paciente já é caminhado automaticamente para o médico especialista, ou seja, ele já sai daqui com consulta marcada. E em relação às mamografias é da mesma forma, quem tiver diagnóstico suspeito já sairá daqui com consulta marcada com mastologista", ressalta Vilenice.
Em conversa com usuários que estavam no local, questionei sobre os serviços prestados pela unidade, bem como o atendimento. Raimunda Nonata de Arruda, aposentada, categoricamente afirmou: "Não tenho do que reclamar! Estou aguardando para fazer a mamografia, mas já fiz prevenção e o atendimento foi ótimo. Quando saiu o laudo, me ligaram eu vim buscar. Depois minha agente de saúde ainda levou a doutora lá em casa que olhou para mim".
Maurílio de Melo Brito, mecânico, que realizou pela primeira vez o exame da próstata (PSA), parabenizou a secretaria pela atuação, que segundo ele está facilitando o acesso aos serviços de saúde, tendo em vista que por meio desta unidade estes estão cada vez mais próximos das pessoas. "Eu completei 40 anos recentemente, mas nem tinha vontade de fazer não, mas aí com essa facilidade, com este ônibus aqui pertinho da gente, eu vim fazer", afirmou.
Atendimento - Desde a segunda quinzena de dezembro, quando foi iniciado o atendimento na Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer, já foram realizadas 447 exames da próstata (PSA); 700 exames papanicolau (prevenção) com 03 casos suspeitos; 150 consultas com dermatologista e 12 biopsias de pele - destas 07 casos foram confirmados câncer e 04 estão com suspeita. Vale ressaltar que 04 pacientes já foram encaminhados para fazer cirurgia com oncologista. (Maria Almeida - ASCOM)