Com capacidade de identificar lesões de tamanho mínimo na detecção de um câncer de mama antes de ser palpável e de se manifestar clinicamente, a mamografia é mais uma das armas utilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz (SEMUS) na luta contra a doença. Este exame permite fazer diagnósticos, numa fase muito precoce do câncer, aumentando assim sua probabilidade de cura.
Pensando nisso, a secretária de Saúde, Conceição Madeira, viabilizou, por meio da Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer, a oferta mensal de mais de 1.800 mamografias. Os exames de diagnóstico por imagem, que têm como finalidade estudar o tecido mamário, estão sendo disponibilizados desde o último dia 20 de março, paralelamente às que já são realizadas pela rede pública de saúde de Imperatriz.
"O mamógrafo instalado no "ônibus-hospital" tem capacidade para realizar até 60 mamografias por dia (1.800/mês) e está pronto para atender à comunidade imperatrizense", assegurou Vilenice Batista, coordenadora da Unidade Móvel. Além das mamografias realizadas pelo novo sistema, a auditoria da SEMUS confirma que os procedimentos de regulação deste serviço continuarão sendo ofertados também no Centro de Especialidades Três Poderes, que disponibiliza mais de 500 por mês.
O atendimento prestado pela Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer funciona todos os dias de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. No que se refere à realização das mamografias, a coordenadora esclarece que estão sendo realizadas primeiramente as que já estavam marcadas com as pacientes. E as usuárias (mulheres de 40 a 69 anos) que desejam realizar devem procurar a unidade com documentação pessoal e cartão SUS.
Além da prevenção do câncer de mama, a Unidade Móvel (que ainda se encontra em frente ao Centro de Saúde da região do grande Vila Nova) trabalha também a prevenção dos cânceres de pele, colo do útero e próstata com oferta de consultas especializadas e realização dos exames da próstata (PSA), Papanicolau (prevenção) e biopsias de pele. [Maria Almeida - ASCOM]