O Programa de Controle da Tuberculose, da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou na Praça de Fátima, na última quinta feira (21), ação para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. O evento veio reforçar o compromisso do setor com a população de Imperatriz.
Na oportunidade, a ação educativa teve como tema Tuberculose: tosse por mais de três semanas é sinal de alerta; e se constituiu de uma blitz educativa com panfletagem, orientações à população e busca de casos novos através de solicitação de baciloscopia (exames de escarro) e identificação de casos suspeitos.
De acordo com a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose de Imperatriz, Menildes Paixão Ribeiro, "a falta de informação da população quanto ao risco de se infectar e adoecer é um dos fatores que contribuem para a manutenção do estigma em relação à doença". Ela ressalta que "um grave erro está no fato da população considerar que a tuberculose é uma doença do passado e que, portanto, ela já estaria sob controle".
Segundo ela, a Tuberculose se mantém em todo o mundo como uma ameaça às políticas públicas de saúde e, em especial, à população que ainda é acometida por essa doença. "Nós devemos aproveitar esta data para mobilizar gestores, profissionais de saúde e a população civil na luta antituberculose, dando maior visibilidade a este problema que ainda é atual e relevante para saúde publica". (Lídio Almeida - ASCOM)