As festas de final de ano são marcadas por confraternizações e, com elas, aumentam o consumo de materiais e alimentos e, consequentemente, a produção de resíduos. A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, preocupada com o destino desses materiais orienta a população sobre a importância da separação correta dos recicláveis.
"Esta é uma época do ano que centenas de garrafas de vidro, latas, embalagens de presentes, descartáveis e plásticos são jogados fora, sem a preocupação com a separação e o descarte correto. É importante que as pessoas tenham consciência que separar corretamente os descartáveis e encaminhá-los ao local adequado reflete positivamente na natureza. São pequenas atitudes que contribuem de forma direta no meio ambiente, causando menos impactos negativos ao planeta e mais qualidade de vida", destacou Rosa Arruda, secretária do Meio Ambiente.
A titular da Semmarh acrescentou ainda que recicláveis em locais inadequados contribuem com alagamentos de pontos diversos da cidade. "Com as chuvas, esses materiais podem ser levados pela enxurrada e entupir bocas de lobo e o sistema de drenagem, causando enchentes nos bairros da cidade", enfatizou.
De acordo com a diretora do Departamento de Educação Ambiental da Semmarh, Bárbara Brenda Soares, o descarte dos materiais usados nas festas deve ser feito de maneira consciente. "É importante a pessoa separar o lixo que pode ser reciclado do lixo orgânico e enviar o primeiro para um Ponto de Entrega Voluntária ou destinar à Ascamari, entidade parceira do município que contribui no sustento de dezenas de famílias de baixa renda", disse.
O material coletado é destinado à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari. O projeto, desenvolvido desde fevereiro de 2017 pela Prefeitura de Imperatriz, conta com 73 parceiros e 12 Pontos de Entrega Voluntária, PEVs, e de janeiro a novembro deste ano 412.802 toneladas de recicláveis foram coletados. A coleta é realizada pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública, SLP, com a logística da empresa Sellix Ambiental. Atualmente, cerca de 200 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica são beneficiadas com a coleta seletiva.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Federal 12.305/2010, determina que todo material produzido pelas atividades domésticas e comerciais que serão passíveis de coleta pelos serviços de limpeza pública, deve ser encaminhado para destinação final apenas quando não é possível seu reaproveitamento, seja por meio da reciclagem, da reutilização, da compostagem ou da geração de energia. Quando não existir tecnologias viáveis os resíduos, devem ser destinados a aterros sanitários.
Reciclável é todo o resíduo descartado que constitui interesse de transformação de partes ou o seu todo. Esses materiais poderão retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou produtos diferentes dos originais, como papel, papelão, jornais, revistas, caixas, papelão, garrafas PET, recipientes de limpeza, latas de cerveja e refrigerante, canos, esquadrias, arame, todos os produtos eletroeletrônicos e seus componentes, embalagens em geral, óleo de cozinha e outros.
ROTAS DA COLETA SELETIVA
Pontos de Entrega Voluntária e horário
Segunda-Feira: Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, Conjunto Habitacional Recanto Universitário, Vila Fiquene; Condomínio Quinta Avenida, Beira-Rio; Condomínio Porto Real; Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, Rua Rafael de Almeida Ribeiro, 600, São Salvador; Conjunto Habitacional Recanto Universitário, Vila Fiquene; Supermercado Econômico, Vila Lobão; Mini Box Gladino, Vila Redenção; Cilec Supermercado, Vila Lobão; e Supermercado Irmão Sousa, Vila Cafeteira.
Terça-Feira: Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, Conjunto Habitacional Recanto Universitário, Vila Fiquene; Parque da Palmeiras, Bodim Motos, Avenida Bernardo Sayão, Nova Imperatriz; Demila, Bairro Vila Nova; Bairro Bacuri; Bairro da Caema, Parque Alvorada, Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Campus Centro e Bom Jesus.
Quarta-Feira: Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, Conjunto Habitacional Recanto Universitário, Vila Fiquene; Vila Cafeteira; Hotel Ibis, Avenida Getúlio Vargas, Centro; Infraero, Aeroporto de Imperatriz - Prefeito Renato Moreira; Condomínio Moriá, Avenida Bernardo Sayão; Condomínio River Side, Setor Beira Rio; e Casa Sousa, Avenida JK.
Quinta-Feira: Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, Conjunto Habitacional Recanto Universitário, Vila Fiquene; Banco do Nordeste, Avenida Getúlio Vargas, Centro; Colégio Santa Luzia, Bairro Santa Rita; Conjunto Planalto e Vila São José; SEST-SENAT, BR-010, s/n, Coco Grande; Faculdade Pitágoras, Centro; Mini Box, Avenida Industrial; e Distribuidora Triunfo, Avenida Industrial.
Sexta-Feira: Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, Conjunto Habitacional Recanto Universitário, Vila Fiquene; Atacadão, Scania, BR-010; Escola Frei Manoel Procópio, Beira Rio; Bairro da Caema; e Supermercado Bocão, Parque São José.
Horário da coleta: 8h às 12h e das 14h às 17h30. (Léo Costa-Ascom)
Comentários