A Fundação Rio Tocantins - Memorial do Pescador (FRT) vai realizar no próximo dia 25 de agosto, o Seminário "Plante Saíram nas Margens do Tocantins visando à criação de um viveiro de saíram, cujas mudas dessa árvore nativa serão replantadas nas margens do rio Tocantins em nossa região.
Para o evento, a presidente da FRT, Núbia Ângela Carvalho, enviou convite aos presidentes das Colônias de Pesca, de Imperatriz e de São Miguel, por entender que os pescadores são os maiores interessados nessa causa, uma vez que a pesca está comprometida com o desmatamento das matas ciliares.
Também estão sendo convidadas autoridades do Naturatins, representantes das empresas Suzano (Imperatriz) e Juçara (São Miguel), os titulares das Promotorias em Defesa do meio Ambiente, de Augustinópolis e de Imperatriz, bem como a secretária de Meio Ambiente de Imperatriz, Rosa Arruda.
Após a abertura do seminário pela presidente Núbia Carvalho, o diretor Domingos Cezar ministrará breve palestra explicando aos presentes a importância do saran para evitar o crescente assoreamento do rio Tocantins provocado pelo desmatando ilegal de suas margens, bem como de seus afluentes.
O saran é uma árvore robusta que nasce à margem do rio e seus galhos pousam sobre as águas oferecendo seus frutos aos peixes que o apreciam, notadamente os pacus que se refugiam em cardumes por longas horas ou dias se alimentando e descansando para seguir viagem rio acima, a exemplo de todas as espécies.
O seminário se realizará nas dependências da Galeria Neném Bragança situada em Bela Vista, distrito de São Miguel do Tocantins, às margens do rio Tocantins. Após o ciclo de palestras, segundo Núbia Carvalho, será realizado um sarau de canto e poesia por cantores, músicos e poetas convidados. (Assessoria/FRT).
Comentários