Com o tema “Economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável”, foi realizado ontem, segunda-feira, 7, o Seminário Estadual Preparatório “Diálogos Sustentáveis: Rumo à Rio + 20”, organizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), no auditório da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (Unisulma), em Imperatriz.
A Conferência aconteceu durante todo o dia com a presença dos palestrantes e professores da Unisulma, a Dra. Iane Paula R. Cunha, do curso de Ciências Biológicas, e o Dr. Jadilson Cirqueira, do curso de Direito. Estiveram presentes ainda a superintendente de Economia Verde/SEMA, Karina Porto Bontempo; a superintendente de Biodiversidade e Áreas Protegidas/SEMA, Clarissa M. Coelho Costa; o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano/SECID, Carlos Frederico Lago Burnett; a secretária adjunta de Meio Ambiente de Estado (SEMA), Lorena Saboya; o secretário municipal de Urbanização de Grajaú-MA, Alfredo Alves, entre outros participantes.
Para a representantes estadual da Sema, Lorena Saboya, o debate significa um avanço nas questões ambientais da região. “É um grande passo para o nosso Estado essa conferência, pois as discussões servem para pensar em políticas públicas para concretizar as ações”, afirma.
Durante o evento, alunos e professores da instituição também assistiram às palestras. O principal objetivo era ampliar o debate sobre a participação do Estado na Conferência das Nações Unidas e renovar o compromisso político internacional com o desenvolvimento sustentável, definindo a agenda política, a partir deste paradigma, para as próximas décadas. O Maranhão participa de forma conjunta com outros oito estados integrantes do Fórum de Estados da Amazônia. Por isso, a discussão é uma forma de envolver os mais diversos setores da sociedade civil e do governo na construção coletiva de propostas para contribuir com a “Carta da Amazônia”. Este documento será apresentado pelo bloco dos estados amazônicos durante a Rio + 20 em evento próprio e deverá consolidar uma proposta de política de desenvolvimento integrado para toda a região.
Promovida pelas Nações Unidas, a Rio + 20 é um espaço para renovação dos compromissos políticos internacionais com o desenvolvimento sustentável e para a definição de uma agenda política, que contemple essa questão nas próximas décadas.
Para a universitária Thais dos Reis, do 5º período de Nutrição na Unisulma, “esse evento aqui na universidade mostra o quanto é importante discutir as questões ambientais para que a sociedade possa ter bons resultados a partir desses debates”.
Em São Luís, a discussão aconteceu no último dia 3 de maio. A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável acontece no período de 13 a 22 de junho deste ano, no Rio de Janeiro. (ASCOM Unisulma - William Castro)