Ação visa divulgar ações cobre o Novembro Azul e o Programa Saúde do Homem

Durante dois dias, o Programa Saúde do Homem, da Secretaria Municipal de Saúde, realiza seminário para capacitação de enfermeiros e agentes comunitários de saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde de Imperatriz. O objetivo do evento é compartilhar informações sobre o Novembro Azul, além de dados sobre o Câncer de Próstata e a importância da prevenção. A abertura do evento aconteceu na manhã dessa quinta-feira, 29, e ocorre até esta sexta-feira, no auditório da Unisulma.

Aucileia Santos, coordenadora da Saúde do Homem, dá detalhes sobre a campanha Novembro Azul em Imperatriz. “Homem que se cuida não perde o melhor da vida. Este é o slogan da campanha que tem realizado ações com foco na prevenção e realização de consultas em diversos bairros da cidade e empresas que têm entrado em contato conosco”. Presente na abertura do seminário, a secretária adjunta de saúde, Mariana Jales, parabenizou toda a equipe que organizou o evento. “Esta iniciativa encerra a programação do Novembro Azul e com ela agradecemos a todos os envolvidos e a parceria da Unisulma, através do Núcleo Ensino Permanente em Saúde, NEP, que realizaram ações de abordagem e humanização do homem”.
A equipe aproveitou o encontro para explicar como funciona o Programa Saúde do Homem com marcação de consultas ocorre sempre na segunda-feira e, a cada semana, são realizadas 75 consultas com dois médicos.
O evento conta com participação e apoio de profissionais e acadêmicos dos cursos da área de Saúde da Unisulma, além de estudantes do curso de Medicina no Projeto de Extensão da UFMA, que realiza ações de Educação em Saúde e prática ambulatorial com testes de HIV, Hepatite B e C e Sífilis.
Sormanne Branco, coordenadora da Atenção Básica, explicou durante o seminário que as ações do Novembro Azul percorreram todas as Unidades Básicas de Saúde do Município e que prevenção é uma das prioridades da Secretaria Municipal de Saúde.
O Programa Saúde do Homem divulgou ainda as perspectivas para 2019 com descentralização do serviço com implantação de quatro distritos pela cidade nos bairros Cafeteira, Vila Nova, Santa Rita e Bacuri. (Luana Barros – Ascom)