Detalhes do evento foram tratados nesta semana pelo prefeito Madeira, a assessoria do Ministério, a Superintendência de Pesca do Maranhão e a Colônia Z-29
Na rota dos grandes eventos nacionais, Imperatriz sedia, na segunda quinzena deste mês, o I Seminário de Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar do Meio Norte do Brasil. Detalhes do encontro, que contará com o apoio da Prefeitura, foram acertados nessa terça-feira (10), numa reunião com o prefeito Sebastião Madeira da qual participaram Júnior Verde, superintendente da Pesca do Estado do Maranhão; João Augusto Scaramella Silva, assessor de Assuntos Estratégicos e Relações Institucionais do Ministério da Pesca; o engenheiro de Pesca Valdir Resplandes; Antônio Furtado, representante da Confederação Nacional da Pesca, e Salomão Santana, presidente da Colônia de Pescadores Z-29.
Nesse evento, que ocorrerá no Centro de Convenções, serão entregues 18 máquinas (15 escavadeiras hidráulicas e 3 retroescavadeiras) às Prefeituras do Maranhão.
Esses equipamentos foram adquiridos por emendas parlamentares por meio do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura Familiar e são destinados à construção de viveiros de piscicultura.
Mercado do Peixe -Na conversa com o “pessoal da pesca”, além dos detalhes do evento, que vai atrair criadores de peixe, representantes de colônias e de, pelo menos, 25 federações de pesca do País, o prefeito não deixou de tocar na questão do Mercado do Peixe, antiga reivindicação da Colônia Z-29 e da população. O antigo mercado foi derrubado há pelo menos dez anos para ser reconstruído, o que não foi possível até hoje.
Ao assessor do Ministério da Pesca, João Augusto, o prefeito Madeira entregou uma cópia do projeto do novo mercado que, por coincidência, naquele dia (última terça-feira), estava sendo protocolado no ministério pelo deputado federal Lourival Mendes (PTdoB).
“Nossa expectativa é que os recursos sejam liberados para que, finalmente, o município resgate essa dívida com os pescadores e com a própria cidade. Quem sabe no dia desse seminário o ministro anuncie a liberação dos recursos para assim devolver esse patrimônio para a cidade e para os pescadores”, concluiu o prefeito. (Comunicação)