O evento envolve 35 municípios maranhenses

Durante toda esta semana, a Prefeitura de Imperatriz realiza o “VII Seminário do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade - A escola aprendendo com as diferenças”, nas instalações do New Anápolis Hotel. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).
No decorrer da tarde da última segunda-feira (14), na cerimônia de abertura, a coordenadora do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (Siadi), Deise Cortez, responsável pelo evento, explicou que a missão é fomentar políticas de inclusão na rede municipal de Imperatriz. Inicialmente, o Siadi tinha como centro de suas ações a pessoa com deficiência. Atualmente, seguindo as orientações do Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), vem ampliando seus eixos de atuação, no sentido de oportunizar, nos ambientes escolares, as relações do sujeito consigo e com os outros.
A coordenadora do Siadi ressaltou que o seminário integra ações do Programa de Direito à Diversidade, do Ministério da Educação (MEC), e conta com a participação de 35 municípios maranhenses.
“O seminário integra ações do Programa de Direito à Diversidade do MEC e tem como tema este ano ‘A escola aprendendo com as diferenças’. Participam do encontro representantes de 35 municípios maranhenses. Aqui em Imperatriz temos desenvolvido uma proposta de educação que contemple a todos, dando atenção à diversidade que já existe. A realização deste seminário demonstra isso”.
Representando o município de São João do Paraíso, Salomão Ferreira Mourão declarou a relevância de se participar de mais uma edição do Seminário do Programa de Educação Inclusiva. “Tenho deficiência visual há mais de 37 anos e tenho o prazer de mais uma vez participar deste seminário. É um orgulho participar das ações do Programa de Educação Inclusiva do Governo Federal, pois é através deste programa que hoje estou incluído na sociedade. Este seminário é fruto do esforço do secretário de Educação, Zesiel Ribeiro, e da coordenadora do Siadi, Deise Cortez”, explica.
“Há uma dificuldade em se fazer educação em Imperatriz, assim como em todo o país, todas as ações realizadas são resultado de muito esforço. Desenvolver o Programa de Educação Inclusiva tem sido um desafio que tem dado bons resultados em Imperatriz. Temos realizado dentro da perspectiva da Educação Inclusiva diversas ações, como a Formação Continuada com professores e gestores; o Atendimento Educacional Especializado, através de Salas de Recursos Multifuncionais e o Projeto ‘Libras é Legal’”. Foi assim, ressaltando as ações de inclusão realizadas pela Prefeitura de Imperatriz através da Semed, que o secretário de Educação, Zesiel Ribeiro, declarou aberto o Seminário.
O Seminário se estende até sexta-feira (18 de maio) nas instalações do New Anápolis Hotel. (Comunicação)