O titular da SEMED, Josenildo Ferreira, expõe o projeto do livro aos acadêmicos

Domingos Cezar

,A Academia Imperatrizense de Letras - AIL recebeu na tarde desta quinta-feira (5), o secretário municipal da Educação, Josenildo Ferreira, a secretária-adjunta, Nilcéia Martinho, o assessor Flávio Henrique, os quais vieram apresentar um projeto que visa editar um livro didático com as origens e peculiaridades de Imperatriz.
,O secretário Josenildo Ferreira disse que a proposta é de que o livro seja escrito por professores da rede pública municipal e solicitou a parceria da Academia de Letras no audacioso projeto. Ele informou que os recursos estão garantidos pelo FUNDEB e já mantém contato com a editora que vai editar a obra.
,"A editora é de Fortaleza (CE) e tem a especialidade em editar obras desta natureza, inclusive já fez esse trabalho para 72 municípios do Brasil", disse o secretário apresentando dois livros publicados pela editora. De acordo com Josenildo, os livros serão distribuídos a todos os alunos do 5º a 9º ano do ensino fundamental.
,Ficou definido que na próxima semana o titular da SEMED se reunirá com representantes da Academia Imperatrizense de Letras e representantes da editora cearense visando colocar em prática o projeto. O presidente da AIL, Trajano Neto, disse que o projeto é audacioso e o livro vai ser um legado para esta e futura gerações.
,O acadêmico José Ribeiro sugeriu que a história do livro comece pelo Marco Zero, na Praça da Meteorologia, em frente ao hospital da Unimed, local exato em que o fundador de Imperatriz, Frei Manoel Procópio iniciou as primeiras construções da cidade. A construção de um obelisco é defendido e cobrado pelo acadêmico José Herênio.
,Por sua vez, o acadêmico Marcos Fábio Belo Matos elogiou a iniciativa do secretário Josenildo Ferreira, afirmando que "é uma iniciativa louvável que certamente terá o apoio e parceria da Academia". Marcos Fábio propôs que o secretário também procurasse a coordenação do curso de Jornalismo da UFMA para uma possível parceria.