O programa de formação continuada dos professores, que atuam no 5º e 9º ano, tem o objetivo de orientar os profissionais da Língua Portuguesa e Matemática sobre descritos exigidos pelo MEC

Para garantir a melhoria na aprendizagem e a elevação dos índices educacionais no Ensino Fundamental, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Educação, implantou no início de maio o projeto "Melhor ensino, Maior Ideb". O programa de formação continuada dos professores, que atuam no 5° e 9° ano, tem o objetivo de orientar os profissionais da Língua Portuguesa e Matemática sobre  descritos exigidos na Matriz de Referência, determinados pelo Ministério da Educação, nas avaliações externas, como a Prova Brasil.
De acordo com Nilcea Martinho, secretária adjunta de ensino da Semed, o curso é dividido em dois ciclos. "A primeira parte da formação foi destinada aos 120 professores que trabalham com turmas do 5º ano. Na semana passada reunimos cerca de 90 professores da área de matemática que atuam no 9º ano e nesta semana é a vez dos 150 professores da área de Língua Portuguesa", explicou.
A pedagoga Maria Elinete Gonçalves, coordenadora dos Anos Finais da Semed, ressalta que os encontros são realizados por área para facilitar a análise do material. "Além dessa separação, dividimos em grupos de até 20 professores para que todas as dúvidas sejam eliminadas e eles elaborem os itens exigidos nas avaliações, para criarem o banco de dados dos simulados e exercícios em sala de aula, ainda nesse primeiro semestre".
Segundo o secretário de Educação, Josenildo Ferreira, o papel dos sistemas públicos de ensino é o de garantir a aprendizagem aos alunos. "A prioridade da gestão municipal é oferecer todas as condições para que as crianças e jovens desenvolvam suas potencialidades por meio da educação".
A segunda etapa da formação será realizada em agosto, antes do segundo simulado preparatório para a Prova Brasil. (Kayla Pachêco-ASCOM/PMI)