Nos dias 09 e 10 de abril, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou capacitação com os instrutores de bandas, que realizarão ensaios com as fanfarras das escolas da Rede Municipal de Ensino para atuarem na Semana da Pátria, em setembro.
De acordo com Francisco Edvan Nobre, coordenador de eventos da SEMED, durante os dois dias, foram trabalhados os seguintes temas: relações humanas e interpessoais, o perfil do profissional de líderes de jovens, atualidades de bandas e fanfarras, noções de redação comercial, programa de bandas para 2012, a ordem unida aplicada a bandas e fanfarras, oficinas de manutenção de instrumentos rudimentares, a indisciplina na sala de aula, domínio de classe e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e rítmica dos toques da temporada 2012.
Uma das palestrantes foi Francisca Feitosa, a Francely, coordenadora do Programa de Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (PROEPI- EJA), que desenvolveu as temáticas Formação de equipes eficazes: “Uma questão de Liderança”; e Relações Humanas. “Ressalto que as palestras tiveram os seguintes pontos positivos: A interatividade entre os participantes e entre participantes e palestrante por meio da metodologia adotada: jogos simulações, atividades individual e grupal. Esta capacitação demonstra a importância da valorização e reconhecimento das pessoas como recursos indispensáveis para o alcance de resultados satisfatórios”, explicou.
A capacitação contou ainda com os palestrantes Elane Araújo Martins, Eurilene Alves Lima e Dário Cardoso.
Francisco Edvan explica, ainda, que a capacitação foi direcionada aos instrutores de bandas e fanfarras da SEMED que participaram do seletivo simplificado e foram selecionados e também aos instrutores de bandas e fanfarras do Programa Mais Educação, que tenham interesse em participar e que estarão nos desfiles alusivos à Semana da Pátria.

Semana da Pátria 2012

Em reunião realizada com gestores, coordenadores e supervisores escolares, foi definido que o tema da Semana da Pátria 2012 será “Imperatriz: 160 anos de histórias, lutas e conquistas. (Comunicação)