Em continuidade às atividades da VII Semana Municipal da Amamentação, que integra a 24ª Semana Mundial, a Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã de ontem um workshop direcionado aos agentes comunitários de saúde, profissionais dos CRAS - Centro de Referência em Assistência Social e SESAI - Saúde indígena.
Realizada no auditório da Regional de Saúde, a capacitação contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas e encerrou as ações de mobilização da semana, que iniciou no dia 01 de agosto. Durante este período, diversas ações, entre palestras, oficinas e atividades educativas com gestantes e mães amamentando, foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, nos Cras e em creches.
Para a psicóloga do CRAS Santa Rita, Raquel Duarte, a palestra veio para sanar algumas dúvidas relacionadas ao tema discutido este ano na Semana de Incentivo ao Aleitamento – ‘Amamentação e Trabalho: Para dar certo, o compromisso é de todos’. “Muito interessante e proveitoso o que foi explanado aqui, principalmente as questões relacionadas a licença maternidade e ao intervalo para amamentação durante a jornada de trabalho”, observou, ressaltando que estas capacitações proporcionam a multiplicação das informações visto que os profissionais podem trabalhar isso com seus públicos.
Sobre a temática, a secretária de Políticas Públicas para a Mulher, Conceição Formiga, que esteve presente no evento representando sua pasta, e a secretária de Saúde, Conceição Madeira, ressaltou: “A palestra do Dr. Guilherme, que é advogado, mostrou para nós os direitos que as trabalhadoras têm de amamentar no ambiente de trabalho e isso é muito salutar, pois vem para esclarecer e incentivar a garantia dos direitos das mulheres lactantes perante as intercorrências impostas por parte das empresas”.

Workshop
Além da palestra sobre Legislação e Práticas de Proteção a Maternidade, ministrada pelo advogado e técnico em Segurança do Trabalho, Guilherme Henrique de Almeida, o workshop contou ainda com mais duas palestras - uma sobre Amamentação e Desenvolvimento Infantil, ministrada pela terapeuta ocupacional Antonia Gledes Lima Silva, e uma sobre ‘Técnicas de como realizar lactação no ambiente de Trabalho’, ministrada pela nutricionista Jaisane Lobato; além de uma oficina de Shantala orientada pela fisioterapeuta Shirlene da Silva Vieira.

VII Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno
Sobre as atividades realizadas, a coordenadora do Programa Saúde da Criança e do Adolescente, Valéria Moreira, ressalta: “A Semana é comemorada mundialmente em mais de 129 países, mas antes em Imperatriz as mobilizações referentes a temáticas se concentravam apenas na maternidade. No entanto, o incentivo ao aleitamento materno se configura em um trabalho preventivo. Somente a partir da gestão do Prefeito Madeira é que se teve essa preocupação em promover ações nas Unidades Básicas de Saúde. Por isso, estamos comemorando em 2015 a VII Semana, graças ao emprenho do prefeito e da secretária Conceição Madeira, que incentivam e promovem estas ações de prevenção em saúde”. [Maria Almeida – ASCOM]