Começa nesta terça-feira (2) a 3ª Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno, desenvolvida pela coordenação do Programa Saúde da Criança e do Adolescente (PSC/A), da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). As atividades fazem parte da comemoração nacional em torno da 10ª Semana Mundial de Amamentação, integrando-se à programação desenvolvida pelo Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria.
Desde 2009 o município de Imperatriz participa, com ações em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das comemorações em torno da Semana. Antes, apenas as maternidades do município desenvolviam atividades especiais neste período.
Este ano a campanha tem como tema “Comunique-se! Amamentação: uma experiência 3D”. Todas as secretarias vão desenvolver atividades com temas relacionados à amamentação, como palestras sobre amamentação, planejamento familiar, e doação de Leite, que serão realizadas nas Escolas Municipais, nos Centro de Referências Especializado em Assistência Social (Creas), nos Centro de Referência em Assistência Social (Cras), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Hospital Infantil de Imperatriz (HII), no centro de Especialidades Três Poderes, na sede do Programa Saúde da Mulher e em todas as maternidades do município.
As atividades da Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno seguem até o próximo sábado (6).
Campanha Mundial - A Semana Mundial de Amamentação foi criada em 1992 pela Aliança Mundial para a Ação em Aleitamento Materno (Waba). A Semana envolve 120 países e tem o objetivo de facilitar e fortalecer a mobilização social em torno da amamentação.
Benefícios do aleitamento - O Leito materno previne contra infecções comuns da infância, é isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança. Em virtude das suas propriedades antiinfecciosas, protege as crianças contra infecções desde os primeiros dias de vida. Além de diminuir o número de episódios de diarreia, encurta o período da doença quando ela ocorre e diminui o risco de desidratação.
O leite materno é fundamental para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida e é um alimento completo. A mulher que amamenta também tem vantagens como redução dos riscos de hemorragias e infecções após o parto; recuperação pós-parto mais rápida e proteção contra câncer de mama e de ovário, entre outras.
Ao contrário da crença popular, não existe leite fraco. Todo leite é forte e saudável e, nos seis primeiros meses de vida, o bebê deve recebê-lo como seu único alimento. (Comunicação)
Comentários