A V Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno foi encerrada ontem (07). Toda a mobilização realizada desde 1º de agosto foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Saúde da Criança e do Adolescente (PSCA), em parceria com o Hospital Regional Materno Infantil (HRMI) e Programas Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Saúde do Homem, Saúde do Adulto, Hiperdia, Saúde Bucal e equipes do NASF.
Palestras educativas nas Unidades Básicas de Saúde (USB) e uma blitz bastante movimentada marcaram as atividades da semana. O objetivo principal das ações, segundo Valéria Moreira, coordenadora do PSCA, é levar informações às mães e gestantes sobre a importância de se amamentar.
"Nossa meta principal é fazer com que as mães tomem conhecimento que o aleitamento materno exclusivo pelo menos até seis meses de vida reduz os óbitos infantis. Temos esta preocupação, até porque trabalhamos em prol da redução da mortalidade infantil e o aleitamento materno é uma das ações que incentivam a redução nesses índices", frisa Valéria, explicando que as ações voltadas para esta temática são contínuas e que nesta semana houve apenas uma intensificação das atividades.
Segundo ela, durante todo o ano as equipes de saúde estão presentes nas UBS para dar orientações às famílias sobre a importância da amamentação. Para tanto, os profissionais foram treinados neste período para dar continuidade ao projeto. Valéria ressalta que de 01 a 08 de agosto é comemorado mundialmente a Semana de Aleitamento Materno e em função disso foi dado destaque a algumas ações.
"Nesta semana nós realizamos o pit-stop, capacitações para funcionários, distribuição de material informativo e atividades com gestantes e mães, com entrega de brindes e sorteios. Além disso, elegemos a madrinha da campanha - uma mãe que teve o cuidado de amamentar seu filho seguindo todas as orientações dadas pelos profissionais da saúde. Fizemos isso como forma de incentivar as demais a tomar a mesma atitude", afirma a coordenadora.

Importância do leite materno
O leite materno é fundamental para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida, é um alimento completo que previne contra infecções comuns da infância, isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança.
O leite humano, em virtude das suas propriedades anti-infecciosas, protege as crianças contra infecções desde os primeiros dias de vida. Além de diminuir o número de episódios de diarreia, encurta o período da doença quando ela ocorre e diminui o risco de desidratação.
Além disso, a mãe que amamenta tem menos risco de hemorragia e infecção após o parto e sua recuperação é muito mais rápida! E a protege contra câncer de mama e de ovário. (Maria Almeida - ASCOM)