As ações visam sensibilizar a sociedade para a prevenção e combate às hepatites virais

A mobilização que visa chamar a atenção da sociedade para a gravidade das hepatites está sendo realizada em todo o Estado. Em Imperatriz, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do programa de controle da doença, começou a mobilizar a população local nessa segunda-feira (16) com um Pit Stop na Avenida Getúlio Vargas, próximo ao viaduto, com entrega de folders e preservativos.

Segundo a coordenadora do programa de controle da hepatites virais, Lusivânia Sousa, as ações visam sensibilizar a sociedade para a prevenção deste agravo silencioso que atinge a população mundial. "E visa principalmente conscientizar a população quanto aos riscos de contaminação da doença, bem como despertá-los para a realização do teste rápido, tendo em vista que se trata de uma patologia que pode passar de 10 a 30 anos sem manifestar sintomas no indivíduo", alerta a coordenadora.
Vale salientar que é necessário cuidado redobrado quanto às formas de transmissão das hepatites, pois o vírus causador da doença pode durar até 48h fora do organismo vivo. Para orientar a população sobre estas e outras informações, além da blitz realizada na manhã de ontem, a programação segue durante esta semana com realização de testes para detecção da hepatite em programas sociais, descentralizando o exame do complexo de saúde.
"Além de chamar a atenção da sociedade para essa problemática, nós temos também o objetivo de diagnosticar novos casos e incluir estes cidadãos com diagnóstico positivo na rede de tratamento do Sistema Único de Saúde", explica a secretária de Saúde, Conceição Madeira, ao ressaltar que ainda é alto o número de incidência de casos da doença na região.

Contágio - A Hepatite B pode ser transmitida por meio de relação sexual desprotegida, transfusão de sangue, compartilhamento de seringas e materiais perfuro cortantes. Vale ressaltar que a Hepatite C não é considerada uma DST e, portanto, não é transmitida via relação sexual, somente por meio do sangue contaminado. Mas temos que estar constantemente em alerta, pois a doença age de forma silenciosa. O ideal é fazermos o teste anualmente.
Para realizar o teste pelo SUS, basta o cidadão ir até o Complexo de Saúde do Parque Anhanguera. O atendimento é oferecido de segunda a sexta, das 14h às 17h. Nos casos de resultados positivos, os pacientes são encaminhados ao médico e ao psicólogo que dão seguimento ao tratamento no Programa Hepatites Virais, que também funciona no prédio do Complexo de Saúde.
Segundo Lusivânia, existem aproximadamente 100 pacientes em tratamento, que são acompanhados em todo o processo de realização de exames, consultas e administração dos medicamentos. (Maria Almeida / ASCOM)

Programação
das atividades

- Dia 17/05, às 14h, Ação de teste para hepatites B e C no Centro POP
- 18/05, às 14h, Ação de teste para hepatites B e C no Projeto Renascer
- 19/05, às 8h, Entrega de materiais informativos e preservativos no Calçadão de Imperatriz