O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas – SPE, através da Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz e Programa Municipal de DST/HIV e AIDS, desenvolve anualmente, desde o ano de 2005, atividades com os alunos da rede pública municipal com abordagem de temáticas relacionadas à sexualidade, prevenção às drogas, DST/HIV e AIDS, abuso sexual, gravidez na adolescência, convívio familiar, dentre outros, através de palestras, debates e oficinas.
A partir de 2013, sendo um dos eixos do Programa Saúde na Escola - PSE, a equipe do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas – SPE vem intensificando as atividades nas vinte e oito (28) escolas cadastradas no programa.
O PSE representa um marco na integração saúde-educação e privilegia a escola como espaço para a articulação das políticas voltadas para adolescentes e jovens, mediante a participação dos sujeitos desse processo: estudantes, famílias, profissionais da Educação e Saúde.
Durante a Semana de 29.09 a 06.10.2014, a equipe do Projeto, representada pela Pedagoga e Enfermeira Elisangela Balbino Lago Cunha e a Bióloga Valdina dos Santos Aguiar realizou atividades com os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do turno vespertino da escola Presidente Costa e Silva com o objetivo de fomentar o debate, instigar o diálogo e responder a algumas dúvidas dos alunos sobre as temáticas do SPE. “O trabalho com esses temas exige uma abordagem pedagógica que inclui informação, reflexão, emoção, sentimento e afetividade”. (Ministério da Saúde).
A proposta foi muito bem recebida pela Direção e Coordenação da escola, bem como pelos professores, e principalmente alunos, que participaram ativamente das discussões, dando sua valiosa contribuição nos debates. A Coordenadora Pedagógica Glória Maria Lago Cunha afirma que é preciso implementar ações que visem o bem estar dos discentes e que os mesmos  possam transformar a teoria em prática e serem multiplicadores na luta pela prevenção.