Termina hoje (6) a 3ª Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno. A última atividade será a distribuição de folders educativos sobre amamentação nos shoppings Tocantins e Timbira. A campanha teve início na manhã da última terça-feira (2), no posto de saúde da Nova Imperatriz.

O tema da campanha 2011 é “Comunique-se! Amamentação: uma experiência 3D”. A programação desenvolvida acompanhou a mobilização nacional em torno da 10ª Semana Mundial de Amamentação, desenvolvida pelo Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria.

O subsecretário de Saúde de Imperatriz, Arnaldo Alencar, defende a amamentação. Segundo ele, bebê amamentado tem seu sistema imunológico fortalecido e, além disso, os nutrientes do leite materno são sempre compatíveis com a idade do bebê. “Do ponto de vista da defesa do organismo, as crianças ficavam muito mais preparadas muito mais monitoradas, gripavam menos, não tinham diarreia, não tinham pneumonia, raramente ficavam doentes e, quando ficavam, raramente morriam. Sem falar que, no primeiro mês, ele [o leite] tem um perfil nutricional que atende às necessidades metabólicas da criança naquele período. No segundo mês, ele já se adéqua às novas necessidades do bebê. Assim também é do terceiro mês em diante”, garantiu Alencar.

Benefícios do aleitamento

O leite materno previne contra infecções comuns da infância, é isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança. Em virtude das suas propriedades anti-infecciosas, protege as crianças contra infecções desde os primeiros dias de vida. Além de diminuir o número de episódios de diarreia, encurta o período da doença quando ela ocorre e diminui o risco de desidratação.

O leite materno é fundamental para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida e é um alimento completo. A mulher que amamenta também tem vantagens como redução dos riscos de hemorragias e infecções após o parto; recuperação pós-parto mais rápida e proteção contra câncer de mama e de ovário, entre outras.

Ao contrário da crença popular, não existe leite fraco. Todo leite é forte e saudável e, pelo menos nos seis primeiros meses de vida, o bebê deve recebê-lo como seu único alimento.