Além das palestras, serão realizadas oficinas para reflexão sobre onze temas voltados aos problemas sociais que muitas crianças e jovens enfrentam cotidianamentea

De 19 e 23 de junho, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizará a Semana de Educação para a Vida. O evento, que integra o rol de ações do calendário letivo, tem o objetivo de desenvolver atividades que não constam no currículo obrigatório, mas que fazem parte da vivência do aluno, com palestras e oficinas voltadas para ampliar o aprendizado.
Cleres Carvalho, coordenadora da Assessoria Pedagógica da Semed, afirma que os temas a serem trabalhados destacam problemas que interferem no desenvolvimento escolar. "Nesta semana todas as equipes da Secretaria darão suporte às escolas para que sejam reforçados os Temas Transversais, com os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental", informou.
De acordo com a secretária adjunta de Educação, Nilcea Martinho, "além das palestras, serão realizadas oficinas para refletirmos sobre onze temas voltados aos problemas sociais que muitas crianças e jovens enfrentam cotidianamente".
Dentre os assuntos estão os direitos humanos, direitos das crianças e dos adolescentes, educação para as relações de gênero, sexualidade/saúde e prevenção educação para as relações etnicorraciais (lei 10.639/03 e lei 11.645/08), sustentabilidade socioambiental, educação integral (Decreto 7.083/10), saúde da comunidade escolar, educação para o trânsito, prevenção contra doenças transmissíveis e economia e orçamento familiar.
Criada por lei Federal, as atividades são realizadas pelas secretarias de Educação dos municípios e estados. "Todas as escolas de ensino fundamental e médio da rede pública no país devem realizar a denominada Semana de Educação para a Vida, de acordo com a Lei nº 11.988. Essa ação estimulará as práticas pedagógicas, fora do ambiente de sala de aula, criando mais oportunidades de aprendizagem", enfatizou Josenildo Ferreira, secretário municipal de Educação. (Kayla Pachêco - ASCOM/PMI)