A abertura das atividades acontece hoje (09), às 14h, na Escola Municipal Leôncio Pires Dourado

Comemorada nacionalmente de 21 a 25 de setembro, a Semana de Atenção à Saúde do Adolescente visa levar até os estudantes em sala de aula conhecimento que incentive e promova hábitos de vida saudáveis. Em Imperatriz, para atender ao público, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) se antecipou e realiza, em parceria com a Secretaria de Educação (SEMED), as ações da semana no período de 09 a 18 de setembro.

A abertura das atividades acontece hoje (09), às 14h, na Escola Municipal Leôncio Pires Dourado - Rua Pernambuco esquina com Barão do Rio Branco, bairro Juçara. Na oportunidade, serão ministradas duas palestras, uma sobre "Importância das Práticas Corporais para a Vida Saudável", com um educador físico, e outra sobre "Saúde da Voz", com uma fonoaudióloga.
"As demais escolas serão atendidas de acordo com as agendas definidas pelos diretores de cada instituição que receberão os profissionais da saúde, para que haja consonância com o calendário pedagógico de forma que não atrapalhe o andamento das atividades escolares", explica a coordenadora do Programa Saúde da Criança e do Adolescente, Valéria Moreira, ao falar do cronograma previsto para realização das palestras.
De acordo com Valéria, os temas a serem levados até os alunos são diversos e incluem desde a discussão sobre hábitos saudáveis a partir de atividades físicas à sexualidade e saúde bucal. "As palestras serão realizadas pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF), entre outros programas do Departamento da Atenção Básica", acrescenta Valéria.
Vale ressaltar, segundo a coordenadora, que a adolescência é um período do desenvolvimento em que o jovem passa por transformações biológicas, psicológicas e sociais, dificultando assim a superação de problemas que aparecem nesta fase tanto no processo de educação quanto em outras áreas como a da saúde. "Por isso a importância da realização de atividades como estas, que estão voltadas para atenção exclusiva da saúde do adolescente", finaliza. (Maria Almeida / ASCOM)