Domingos Cezar
Representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) estiveram reunidos na manhã dessa quarta-feira (24) com representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMMAM) para discutir estratégias visando a realização das Conferências Municipal e Regional de Meio Ambiente, previstas para o próximo mês de junho.
A Conferência Municipal, de acordo com a presidente do Commam, bióloga Ivanice Cândido Almeida, acontecerá em 5 de junho - Dia Internacional do Meio Ambiente - no auditório do Palácio do Comércio, durante a realização do II Fórum Ambiental da Mesorregião Tocantina. Na ocasião, a Conferência elegerá os delegados (entidades sociais e governo) para a IV Conferência Estadual, prevista para o período de 3 a 5 de setembro.
Os delegados (as) eleitos (as) terão a obrigação de participarem ativamente da Conferência Regional do Meio Ambiente, promovida pela SEMMA, com apoio da Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que se realizará dia 21 de junho, possivelmente, no auditório da Universidade Aberta do Brasil - UAB, situada na Rua Dom Pedro, II, Praça da União.
"É importante que desde a etapa municipal os delegados eleitos elaborem suas propostas específicas do município, que podem ser complementadas em nível sul do Maranhão durante a Conferência Regional de Imperatriz", explica Raissa Azulay, supervisora de Gestão Participativa da SEMA. Para a supervisora é de suma importância a efetiva participação de delegados da região tocantina na IV Conferência Estadual.
De acordo com Diego Breno Sena Lima, supervisor de Mudanças Climáticas da SEMA, a Conferência Regional de Meio Ambiente que está se realizando em 11 municípios maranhenses concentrará toda a região tocantina em Imperatriz. Ele informa que a Conferência contará com a participação de 23 municípios tocantinos, a qual elegerá 56 delegados para a IV Conferência Estadual, que acontecerá em setembro, em São Luís, para escolher os delegados para a nacional.
Raissa Azulay explica que a maioria dos municípios de todo o Maranhão não estão realizando suas conferências municipais, o que certamente ocorrerá na região tocantina. "Para tanto, esses municípios vão ter a oportunidade de realizar suas conferências dentro da programação da Conferência Regional, escolhendo seus respectivos delegados", afirma a supervisora.
"Diferente do município de Imperatriz que, antecipadamente, dentro do prazo legal está realizando sua própria Conferência Municipal", afirma Raissa Azulay. Participaram do encontro com os supervisores da SEMA, o relações públicas do Conselho Municipal do Meio Ambiente, jornalista e ambientalista Domingos Cezar e a bióloga Ivanice Cândido Almeida, presidente do Conselho.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14689
Comentários