A quinta etapa classificatória da Seletiva de Kart Petrobras está acontecendo em Imperatriz. Ontem (28), os kartistas que representam quatro estados, além dos pilotos maranhenses, tiveram o dia inteiro dedicado aos treinos livres. A disputa para definir mais dois, dos 12, finalistas para a grande final, que acontece em outubro em Cotia (SP), será realizada hoje (29), a partir das 8h com o sorteio dos motores.
Uma das novidades deste ano é que pela primeira vez na história da Seletiva de Kart Petrobras em Imperatriz, as disputas estão sendo realizadas no sentido inverso da pista, um fato que exigiu mais atenção dos kartistas, para que pudessem 'pegar a mão' do traçado rapidamente.
Em Imperatriz, a Seletiva acontece junto ao Campeonato Integrado de Kart - reunindo kartistas do Maranhão, Tocantins, Ceará, Pará e Goiás - e será válida para os pilotos que disputarem a categoria Graduados, seguindo o regulamento do evento, que terá como regra, nesta etapa, o sorteio de motores para todos os competidores.
Ontem o dia foi dedicado aos treinos livres, para que os kartistas pudessem fazer o reconhecimento da pista. Como os motores somente serão sorteados neste domingo, os ensaios no circuito maranhense não tiveram cronometragem oficial, mas do que se viu, a disputa das duas vagas para a final será bem acirrada.
Entre os destaques do sábado, está Joaquim Junqueira, de Goiânia. O jovem já mostrou a que veio, e na cronometragem extraoficial anotou o melhor tempo do dia com 51s080. Outro que acelerou forte e também chamou a atenção foi Marcos Vieira. O kartista natural de Palmas, no Tocantins, decidiu praticamente de última hora que iria participar da etapa no Maranhão e viajou mais de 600 km para estar presente na penúltima etapa classificatória. Marcos, que é irmão de João Vieira - campeão de 2012 da Seletiva, treinou nesse sábado em Imperatriz e foi o segundo mais rápido do dia, anotando 51s090. José Rezende Neto, de São Luís, é um dos kartistas da casa. Ele também andou forte nesse sábado.
Binho Carcasci, organizador da Seletiva de Kart Petrobras, acredita que a etapa em Imperatriz será, mais uma vez, de grandes disputas. "É sempre uma alegria fazer a Seletiva aqui no Maranhão. Neste ano temos um grid com representantes de cinco estados, comprovando o quão forte e importante é o nosso campeonato. Além disso, pelo que vimos nos treinos, estou certo de que teremos boas brigas pela definição das duas vagas para a final", disse.
Neste domingo a programação começa cedo em Imperatriz, com sorteio de motores às 8h. Mais tarde, às 10h40, será a tomada de tempos. A primeira bateria ocorre no começo da tarde, às 14h30, ficando a bateria final para as 16h. A decisão dos dois finalistas será de acordo com a soma de resultados das duas baterias.
Confira a programação para a disputa de mais duas vagas em Imperatriz:
Domingo - 29/09
08:00 às 08:30 - Sorteio Motores
09:20 às 09:40 - Warm Up
10:40 às 10:55 - Tomada de Tempo
14:30 às 15:00 - 1ª Bateria
16:00 às 16:30 - 2ª Bateria

Veja quem já está selecionado para a final de 2013 da Seletiva de Kart Petrobras:
Vitor Baptista (SP)
Bruno Bertoncello (RS)
Renato Silveira Jr. (RJ)
Matheus Leist (RS)
Vinícius Papareli (SP)
Paulo Victor (MG)
Pedro Cardoso (DF)
Nano Monteiro (PE)

Próximas etapas da Seletiva de Kart Petrobras 2013:
5ª etapa - 29 de setembro - Imperatriz / MA
6ª etapa - 19 de outubro - Penha / SC

FINAL: 29 e 30 de outubro - Kartódromo Internacional da Granja Viana - Cotia / SP
Seletiva de Kart Petrobras - Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva é composta por seis etapas classificatórias, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos são selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 14 e 18 anos.
Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.
O campeão da Seletiva de Kart Petrobras de 2013 mais uma vez receberá o maior prêmio do kartismo nacional (123 mil reais). O vice-campeão ganhará 8,5 mil reais, e o terceiro, 3,7 mil reais. A premiação total da temporada (somando as quantias distribuídas nas etapas classificatórias) chegará a 145 mil reais.
Os finalistas disputam o título com chassis da fábrica Birel Sudam - que há mais de 10 anos apoia o evento.