São Luís - A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) inaugurou, nessa quinta feira (11), 10 salas de aulas nas unidades prisionais de Pedrinhas (cinco salas na unidade São Luis, duas na Feminina e três salas de regime semiaberto). Com esta medida, o Maranhão é o primeiro estado com a educação exclusiva de jovens e adultos do ensino prisional, utilizando método especifico voltado para a ressocialização do apenado.
O secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, Sérgio Tamer, afirmou que há uma determinação da governadora Roseana Sarney para que cada unidade prisional tenha uma escola regular. Neste sentido, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) firmou parceria com a Sejap para que os benefícios da educação no sistema prisional se tornassem uma realidade.
Além de professores da rede estadual que foram treinados exclusivamente para atuarem na educação das unidades prisionais (todos com formação superior), outros profissionais estarão sendo disponibilizados para que sejam oferecidos serviços complementares como é o caso de médicos, enfermeiros, dentistas, assistentes sociais, psicólogos, e advogados, todos dispostos a dar sua contribuição para a humanização dos presídios maranhenses.
“Organismos mundiais indicam que nos presídios do Brasil sejam usados métodos humanos no tratamento prisional, com serviços educacionais e socializantes para que, ao sair dos presídios, os apenados possam retornar ao convívio social e familiar”, afirmou Tamer.
Método APAC
Nas unidades prisionais do Maranhão, há metodologia especificamente para a ressocialização de apenados. No município de Pedreiras foi desenvolvida a metodologia APAC. Naquela unidade prisional, desde 2006, está sendo colocado em prática um método que vem dando certo. Criada pelo Frei José de Ribamar tem sido seguida por mais de 70 países.
A partir do método APAC, dos anos de 2006 a 20010, as saídas dos detentos tem tido 100% de retorno, ou seja, o detento que sai para passar o período de festa com a família, tem retornado.
Modelo
O secretário Sérgio Tamer lembrou que esse modelo de educação no presídio foi criado há 40 anos pelo então governador José Sarney e seguido pelo secretário de Educação da época, José Maria do Amaral. “A governadora Roseana Sarney vai tornar real o método educacional em todas as unidades prisionais do Maranhão ainda este ano”.
Sobre a questão da educação nos presídios, Frei José de Ribamar destacou, durante a inauguração, a importância da iniciativa. “É através da educação que estamos dando valorização humana aos apenados. Eles estão tendo oportunidades de conhecimentos, pois muitos não tiveram a oportunidade de entrar numa escola”.
Comentários