Com o objetivo de desenvolver o gosto dos alunos pelas práticas esportivas e com isso garantir qualidade de vida, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) tem trabalhado em prol do aumento do número de quadras poliesportivas em unidades escolares.
Para isso, o secretário municipal de Educação, Zesiel Ribeiro, explica que já está em fase final a obra de construção da quadra poliesportiva na Escola Municipal Paulo Freire (Parque Amazonas).
“Logo será inaugurada a quadra poliesportiva da Escola Municipal Paulo Freire. Além desta, já inauguramos a cobertura da quadra da Escola Municipal Madalena de Canossa e está em andamento a obra de cobertura e reforma da quadra da escola Elisa Nunes (Santa Rita) e já foi licitada a obra de construção da quadra da Escola Tiradentes II (Parque do Buriti). Divulgamos ainda que já foram aprovados os projetos de construção de quadra nas escolas Frei Tadeu (Vilinha) e Professor José de Queiroz (Conjunto Vitória) aguardando apenas a liberação dos recursos”.
Para Cleres Carvalho, vice-gestora da Escola Municipal Paulo Freire, a construção da quadra é a realização do sonho da comunidade.
“A construção da quadra é um sonho desta comunidade estudantil, pois há mais de 12 anos a quadra que existia foi destruída e um dos motivos foi a irregularidade do terreno e falta de muro. Com a implantação do Programa Mais Educação em 2012, a necessidade por um espaço de recreação ficou mais evidente e assim fomos contemplados com a construção. Hoje o programa atende 350 alunos em dois turnos, com os macrocampos: esporte, banda fanfarra, letramento, teatro e dança, que agora com a quadra tem um espaço adequado para ser desenvolvido. Pretendemos também abrir espaço para a comunidade utilizar com responsabilidade. A quadra será utilizada por todos os 856 alunos matriculados na escola nos turnos matutino e vespertino”.
Cleres registrou ainda seu agradecimento à gestão municipal: “Agradecemos ao prefeito municipal de Imperatriz e ao secretário de educação pela construção da nossa quadra, bem como a pintura da nossa escola”.
Esporte e educação - O ensino de Educação Física é muito mais que a prática esportiva isolada. Dentro da escola, o esporte se estrutura de maneira a integrar a educação humana com: atividades físicas, desportivas, recreativas e de lazer. O esporte é o melhor veículo para a educação, mas a Educação Física inclui muito mais que o esporte e pode servir para reduzir a violência, combater o consumo de drogas, tirar as crianças das ruas, prevenir doenças degenerativas, e isso tudo de forma barata. Por isso, a SEMED tem investido na construção de quadras poliesportivas e desenvolvimento de programas como “Mais Educação” e “Atleta na Escola”. (Luana Barros - ASCOM)